São Paulo, quarta-feira, 27 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aplicativo gratuito corrige iluminação

REBECA DE MORAES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Diante da possibilidade de fotografar à vontade, sem ter o desconforto de pagar pelos filmes ou pela revelação, é comum que o total de fotos armazenadas seja tanto que, em algum momento, o fotógrafo se perca na edição delas.
Afinal, apesar de parecerem prontas assim que são feitas, as fotos digitais também demandam acabamento. Principalmente se a ideia for usá-las para impressão ou para visualizá-las em tamanho grande.
E, para isso, não é preciso ser expert em fotografia ou direção de arte. O próprio Windows oferece um programa básico e de navegação fácil, que garante uma finalização melhor às suas fotos.
Assim que as imagens são colocadas em um computador, a primeira medida que devem tomar os mais precavidos é copiá-las brutas (sem nenhuma edição) em um disco externo ou um pendrive para não correr o risco de perdê-las.
Ao clicar duas vezes num arquivo de foto, o usuário pode ser levado ao Visualizador de Imagens do Windows.
"Neste programa, é possível ver as fotografias em tamanho aumentado e, assim, perceber com facilidade se elas estão tremidas ou se o foco precisa ser ajustado", diz Patrícia Gatto, professora de fotografia do Centro Universitário Senac.
O Windows Photo Gallery -que é gratuito e está disponível para download em download.live.com/photogallery- tem diversos controles que podem ajudar a melhorar a qualidade das fotos.
O recurso mais simples é o de corte. Com essa ferramenta, o usuário pode fazer uma nova composição para a foto, recortando quaisquer excessos.
O programa também possibilita alterar o brilho e o contraste da fotografia -como se faz para ajustar a imagem da televisão.
Além disso, as cores podem ser mais aprofundadas ou clareadas, e os traços podem ser mais bem definidos.
Vale testar ainda a ferramenta de nitidez, que faz o "polimento" dos pixels das imagens. Ao utilizá-lo nas fotos, elas podem ganhar mais qualidade.
"Apesar de bastante básico, o programa oferece ferramentas que podem mudar muito a qualidade de uma foto. O segredo é se dispor a gastar um tempo testando, fazendo e refazendo efeitos", aconselha Gatto.
Vale lembrar que, depois de a imagem bruta ter sido salva e guardada, não há problemas em errar na edição, que não custa dinheiro -só tempo.


Texto Anterior: Guia da foto digital: Câmera melhora foto em cena comum
Próximo Texto: Coloque decoração divertida e molduras nas imagens com o uso de programas on-line
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.