São Paulo, quarta-feira, 27 de maio de 2009

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guia da foto digital

Câmera melhora foto em cena comum

PREDEFINIDO >> Ler o manual ajuda candidato a fotógrafo a escolher a configuração mais adequada a cada situação

GAVROCHE FUKUMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As câmeras digitais aumentaram o número de fotos produzidas e também trouxeram para o candidato a fotógrafo recursos que antes estavam disponíveis apenas em máquinas muito caras. Mas muitos preferem ficar no modo automático, quando uma rápida leitura no manual poderia abrir novos e interessantes horizontes.
Os manuais são pequenos cursos de fotografia, já que permitem conhecer os recursos básicos dessas máquinas.
Nas antigas câmeras de filme mais simples, a exposição, a abertura e o foco eram fixos. Hoje em dia, mesmo nas câmeras que não dispõem de recursos manuais, é possível alterar algumas dessas características pelo menu eletrônico.
Mas, se você não está interessado na leitura do manual, confira a seguir dicas para deixar suas fotos mais legais.

Modos de cena
Quase todas as câmeras têm registros predefinidos para situações como retrato, paisagem, esporte. Sempre que você identificar uma chance, teste os resultados com esses registros -vai valer como uma espécie de curso prático de fotografia.
Lembre-se de que antigamente era muito difícil e caro aprender a tirar foto.
Era preciso muito treino, anotações e paciência, já que você nunca sabia o resultado dos ajustes feitos até revelar as fotos. Hoje é só capturar a imagem e ver, na telinha, o que saiu errado, mudar os ajustes e tentar outras vezes.

Retrato
Ao selecionar esse modo, a câmera irá abrir ao máximo o diafragma, fazendo com que apenas a pessoa principal esteja focada e todo o restante do cenário fique desfocado.
Esse efeito se torna mais pronunciado em câmeras que possuem lentes com abertura abaixo de 2,8. Essa informação aparece escrita no próprio conjunto ótico, por exemplo f:2,8/3,5.

Esportes
A câmera irá buscar a maior velocidade possível do diafragma. Ideal para congelar um momento, não funciona muito bem em locais fechados ou com pouca luz -os melhores resultados são obtidos à luz do dia.

Noturnas
Nesse modo, é bom ter mãos firmes ou contar com um tripé.
Outra dica legal, caso você tenha pessoas na foto, é pedir para que elas permaneçam paradas mesmo depois do flash.
Isso é útil porque, ao selecionar a foto noturna, a câmera irá forçar uma velocidade mais lenta de captura. Se as pessoas se mexerem, poderão surgir borrões na imagem.

Fotos de flores
Você já pode ter tentado tirar fotos de flores de pertinho e acabou decepcionado.
A dica é usar o modo macro de sua câmera, que irá proporcionar foco a distâncias curtas. Em alguns modelos, a função aparece com o desenho de uma flor, em outras pode aparecer com nomes como Texto ou Documento, já que o recurso pode ser usado para digitalizar páginas escritas.
As câmeras mais avançadas conseguem tirar fotos nítidas a uma distância de apenas um centímetro.

Ambientes fechados
Você pode usar o modo noturno ou então aumentar o ISO da imagem. O ISO refere-se à sensibilidade à luz.
Quanto maior o ISO, maior a sensibilidade, ou seja, você precisará de menos luz para tirar a mesma foto.
O problema é que ISO alto acaba aumentando também as imperfeições (ruído) das fotos.

Use o flash
Muitas pessoas acham que usar o flash à luz do dia pode queimar a foto. Isso é um mito. Na verdade, você pode abusar do flash, já que ele ajuda a reduzir as sombras.
Ao meio-dia, por exemplo, o sol alto pode produzir sombras fortes nos olhos ou em pessoas usando boné.
Com o flash, esse problema fica resolvido. Ele também é uma boa solução para fotos em locais com sombra, mas que tenham muita luz ao fundo.

Estrelas
Um truque para você criar aqueles raios estrelados nas fotos noturnas é esfregar o dedo indicador no próprio rosto. Depois faça um grande X com o dedo sobre a lente. Só não se esqueça de limpar a lente depois de tirar a foto.

Regra dos terços
Em geral, as pessoas colocam sempre o sujeito principal no centro da imagem. Tente criar novas composições, deslocando o sujeito do centro.
Imagine um jogo da velha na tela e coloque o sujeito em um dos pontos de intersecção. Isso ajuda a dar uma nova dimensão e traz mais informações sobre a paisagem de fundo.


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