São Paulo, quarta-feira, 27 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Celular

iPhone chega com bateria e tela melhores

CONTAGEM REGRESSIVA - Com estréia nos Estados Unidos daqui a dois dias, telefone também exibirá vídeos do YouTube

DA REPORTAGEM LOCAL

Enquanto a data de chegada do iPhone se aproxima, a Apple vai liberando, a conta-gotas, detalhes sobre o telefone celular, tido por alguns como o produto mais esperado deste ano.
Na semana passada, anunciou que o iPhone teria bateria de duração mais longa e que a tela seria coberta por vidro, em lugar do plástico anunciado anteriormente.
O celular terá bateria que permitirá falar por oito horas, assistir a vídeos por sete horas, navegar na internet por seis horas ou ouvir músicas por 24 horas, segundo a fabricante.
Já o tempo de "stand by" do iPhone será de 250 horas.
Quando o celular foi anunciado, em janeiro, a Apple havia dito que seria possível falar, assistir a vídeos ou navegar na internet por cinco horas ou ouvir música por 16 horas. A fabricante não havia dito qual era o tempo de "stand by".
Mesmo com o anúncio do upgrade, a bateria do celular continua sendo um ponto muito criticado por especialistas e consumidores. Isso porque, ao contrário do que acontece com a maioria dos celulares, ela não pode ser removida e trocada.
Se a bateria falhar ou tiver sua capacidade diminuída após bastante tempo de uso intenso, o usuário não poderá simplesmente comprar outra e substituí-la; será preciso enviar o celular à Apple ou a uma assistência técnica para fazer a troca, um procedimento mais caro.
Já a troca do plástico por vidro na tela foi bem recebida, já que o plástico poderia riscar e quebrar mais facilmente. Uma preocupação, porém, é que a utilização constante da tela sensível ao toque a deixe permanentemente suja com impressões digitais do usuário.

Mais vídeo
Outra novidade do iPhone é que os vídeos do popular site YouTube.com poderão ser assistidos no aparelho.
Os vídeos não serão armazenados no celular e sim vistos em um aplicativo especial, em "streaming". Eles serão codificados no formato H.264, já usado no iTunes e nos iPods.
Como os vídeos do YouTube têm que ser convertidos para o formato, nem todos estarão disponíveis para serem vistos no iPhone no dia do lançamento.
A fabricante colocou em seu site (www.apple.com) informações para quem quiser comprar um iPhone no dia da estréia, que acontece nos EUA daqui a dois dias, às 18h locais.
Além de um novo comercial mostrando vídeo do YouTube no iPhone e de recomendações como a de baixar o iTunes e criar uma conta na loja de mesmo nome, a Apple disponibilizou um tour do celular em vídeo, de 20 minutos.
(PAULA LEITE)

LEIA MAIS sobre a estréia do iPhone nesta sexta em www.folha.com.br/circuitointegrado


Texto Anterior: Eventos on-line - Acontece na internet
Próximo Texto: Fãs do celular "antecipam" lançamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.