São Paulo, quarta-feira, 27 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Editor de textos também elabora gráficos

DA REPORTAGEM LOCAL

Criar um documento, escrever, usar o corretor ortográfico e imprimir são algumas das tarefas mais simples que podem ser executadas no Word.
Subindo um degrau na escadaria das dificuldades está a formatação de fonte e parágrafos. Para mudar o tipo de letra, clique em Formatar, em Fonte e escolha o tipo e o tamanho.
Já os parágrafos podem ser reorganizados acessando Formatar e Parágrafos, em que é possível alinhá-los e determinar recuos. Ainda em Formatar, há o canal Marcadores e numeração, que permite inserir sinais ou números que organizam textos em itens.
Outra ferramenta que ajuda no didatismo é Tabulação. Com se fosse uma tabela invisível, ela permite elaborar listas, índices e até poemas, determinando no campo Parada a distância entre os itens e no campo Preenchimento se deve haver linhas entre eles.
Os textos também podem ser melhorados com o recurso de Cabeçalho e rodapé, do menu Exibir. Com isso, é possível reservar áreas nas margens inferior ou superior do documento para inserir textos que se repetem ao longo das páginas.
Essa visão de conjunto também é explorada pela ferramenta Números de página, em Inserir, que dá seqüência numérica.
Nem só de letras vive o Word. Elementos gráficos também estão disponíveis aos usuários. Dados inseridos em tabelas podem ser transformados em gráficos: basta clicar em uma linha fora da tabela e selecionar Inserir, Ilustrações e Gráfico.
Para adicionar figuras, use o recurso Clip-art, que traz imagens prontas. Para contornar o objeto com texto, clique sobre ele e em Ferramentas de imagem, Formatar, Organizar e Quebra automática de texto.
Elementos decorativos, como bordas, também podem ser aplicados. Vá a Layout de página, Plano de fundo de página e Bordas de Página e emoldure seu texto com o enfeite que preferir.
(MB)


Texto Anterior: Reportagem de capa: Programas não são usados integralmente
Próximo Texto: Excel ajuda a planejar o orçamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.