São Paulo, quarta-feira, 27 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Canal aberto

José Antonio Ramalho - canalaberto@uol.com.br

Aprenda a personalizar detalhes de e-mails enviados para grupos

"Gostaria de saber se é possível trocar o enunciado "undisclosed-recipient", que aparece quando enviamos e-mails com múltiplos destinatários em cópia carbono oculta."
FRANCISCO RAIA

Resposta - Alguns programas de gerenciamento de e-mails, como o Outlook Express e o Mozilla Thunderbird colocam automaticamente os dizeres "undisclosed-recipient" ou destinatários não revelados no campo "Para:" do e-mail recebido.
Isso mostra aos seus destinatários que você enviou as mensagens para mais pessoas, mas não quis revelar os endereços desses outros amigos. Algo compreensível, mas não muito elegante.
O Outlook, que acompanha o pacote Office, deixa esse espaço com o nome de um dos destinatários especificados no campo CCO, sigla para Cópia Carbono Oculta. E assim já contorna o problema sem que você precise fazer muito esforço.
Há, porém, outras formas simples de trocar a mensagem de "undisclosed-recipient".
Um dos caminhos para eliminar esse texto automático é colocar algum e-mail no campo "Para:". Quando eu tenho que mandar um e-mail para um grupo de amigos, por exemplo, coloco o endereço de todos no campo CCO e, no campo "Para:", coloco um e-mail que criei com os dizeres "Amigos do Ramalho".
Esse contato leva o endereço do meu próprio e-mail e, dessa forma, posso ficar sabendo se o e-mail realmente chegou, pois receberei uma cópia, e todos os destinatários verão um texto mais amigável. Para criar esse e-mail, use o recurso de contatos dos programas de e-mail.



Texto Anterior: E-mail é simples de gerenciar e traz funções personalizáveis
Próximo Texto: Programa é capaz de proteger com senha dados do pendrive
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.