São Paulo, quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ótima resolução é destaque de filmadora

RAFAEL CAPANEMA
DA REPORTAGEM LOCAL

O grande atrativo da Samsung SC-HMX20 é sua capacidade de fazer vídeos em alta definição (1.920x1.080, resolução conhecida como Full HD).
Para efeito de comparação, vídeos do YouTube têm 480x360 pixels, e a resolução mais comum em telas de computador, atualmente, é a de 1.024x768 pixels.
O design da câmera foca na simplicidade: o corpo tem poucos botões, destinados a funções básicas, como iniciar a gravação e operar o zoom óptico de 10x. O restante dos controles é feito na tela de LCD de 2,7 polegadas, sensível ao toque.

Especificações
As dimensões da câmera, que pesa 456 gramas, são 66 mm x 67,2 mm x 139 mm.
Com o armazenamento interno, de 8 Gbytes, é possível gravar 71 minutos de vídeo na melhor qualidade (1.920x 1.080, modo superfino) ou 329 minutos na pior (720x480, modo normal), de acordo com a Samsung.
Cartões de memória SDHC e MMCplus podem ser usados para aumentar o espaço.
A câmera gera arquivos MP4, com formato de compactação H.264 -para reproduzi-los no computador, provavelmente o usuário vai precisar do CD incluído no pacote, que traz o software DVD Suite, da Cyberlink, útil para fazer edições simples nos vídeos.
Nos testes da Folha, a SC-HMX20 foi bem. A qualidade das imagens é muito boa e a operação, em geral, é rápida. Na maioria das vezes, o visor touchscreen respondeu bem aos comandos.
Ao caminhar em locais com áreas de iluminação variável, a câmera ajustou a exposição adequada e rapidamente.
A qualidade do áudio captado pelo microfone interno é satisfatória.
Um recurso interessante é o reconhecimento de rostos, que ajuda no foco e na exposição de pessoas. O sistema se enganou algumas vezes, mas, em geral, funciona a contento.
A performance sob pouca luz deixa a desejar. Nessas condições, a focagem de objetos fica bastante comprometida.
A SC-HMX20 faz boas imagens estáticas, sendo útil na falta de uma câmera fotográfica -há um flash, que só pode ser usado para fotos.
Um item bem-vindo do kit é o pequeno controle remoto, útil tanto para operar a câmera à distância quanto para ver os vídeos na televisão.

Cabos
Para apreciar na TV os detalhes captados em alta definição, o ideal é ter um aparelho com resolução Full HD -além disso, é necessário conectar a câmera usando cabos videocomponente ou HDMI.
O preço sugerido da portátil é de R$ 2.699.

BLU-RAY E VHS
A Panasonic apresentou no Japão um gravador de vídeo digital que, além do disco de 320 Gbytes, tem gravadores de Blu-ray e VHS. O DMR-BR630V é compatível com vários padrões de áudio e vídeo -inclusive o pouco popular D-VHS, formato digital em fita que suporta conteúdo em alta definição.

CANON 50D
Detalhes da nova câmera da Canon vazaram, antes de seu lançamento, no site chinês da empresa, que logo tirou as informações do ar. A 50D terá sensor de 15,1 Mpixels, 5 Mpixels a mais que o da 40D. Elas são câmeras "prosumer" -destinadas a usuários avançados ou semiprofissionais.


Texto Anterior: Teste USP: TV permite ver vídeo em alta definição
Próximo Texto: Câmera esférica imita o olho humano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.