São Paulo, quarta-feira, 27 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

E-film converte reflex em digital

DA ENVIADA ESPECIAL

O Electronic Film System (EFS-1), mecanismo que associará os sistemas convencional e digital da fotografia, vai dar água na boca de muitos usuários de câmeras reflex 35 mm.
O produto, que ainda está em fase de testes, é composto pelos cartuchos e-film e e-port. Para utilizá-lo, basta inserir um filme comum de 35 mm no e-film e colocá-lo na câmera reflex.
O e-film possui um sensor de imagens do tipo CCD, recurso que transforma a câmera reflex em uma câmera digital.
Como a câmera não necessita de nenhuma modificação, as fotos são tiradas normalmente, com as regulagens necessárias tais como abertura, velocidade, flash etc.
O cartucho comporta até 24 imagens com resolução de 1,3 milhão de pontos (1.280x1.024) gravados nos formatos JPG e TIF.
Depois de fotografar, o rolo de filme é retirado do e-film e vai para o e-port, que fará a transferência das imagens para um PC ou Mac utilizando um cabo que acompanha o sistema.
Se não quiser transferir as imagens para o micro, o usuário pode armazená-las em cartões Compact Flash. O e-port tem o formato dos cartões PCMCIA (utilizado em micros portáteis) e poderá ser colocado diretamente no modelo portátil.
O filme 35 mm poderá ser usado para outras fotos digitais ou como filme comum. Esse processo de digitalização fotográfica está sendo experimentado em algumas câmeras reflex, como a Canon EOS e as Nikon F5, F3 e F90.


Texto Anterior: Evento: Feira define novos rumos da fotografia
Próximo Texto: Alta resolução ganha destaque
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.