São Paulo, quarta-feira, 27 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TECNOLOGIA

Saiba como foi a evolução dos computadores

DA REPORTAGEM LOCAL

Além de trazer sites sobre a história do milênio, a Internet também relembra o desenvolvimento de uma invenção crucial: o computador.
Entre os pioneiros da tecnologia, uma das figuras mais importantes é a inglesa Ada Byron, que viveu no século 19 e é considerada a primeira programadora de computador de todos os tempos.
Além de uma breve biografia dela, o endereço www.agnesscott.edu/lriddle/women/love.htm traz citações de algumas pesquisas e uma galeria de fotos da inventora, filha do poeta Lord Byron.
Outro pioneiro da computação foi o matemático Charles Babbage, que criou um dos primeiros protótipos de máquina calculadora.
No site do Charles Babbage Institute (www.cbi.umn.edu), é possível encontrar o perfil do inventor e links para páginas sobre história do computador.
Para conhecer a história da rede desde 1945, uma boa alternativa é o site do World Wide Web Consortium, entidade que organiza o desenvolvimento técnico da Internet (www.w3.org/History.html). Confira ainda o site da Internet Society (www.isoc.org).
Outra opção é a Linha do Tempo da Internet no Brasil (www.lsi.usp.br/~emguizzo/inetbr). Também brasileiro e de boa qualidade é o site do Museu do Computador (www.museudocomputador.com.br).
Para conhecer melhor a história do computador pessoal, vale a pena visitar o endereço www.apple-history.com, que narra a evolução do Macintosh, primeiro micro com mouse.
O internauta também pode relembrar a história da Microsoft, que está no endereço www.microsoft.com/ms25.
Outro elemento crucial na história dos micros são os vírus: para conhecer sua história, visite www.labs.wisc.edu/~janda/solomhis.html. (BG)


Texto Anterior: Internet conta a história do milênio
Próximo Texto: Páginas lembram conquistas da ciência
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.