São Paulo, quarta-feira, 27 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MILÊNIO

Rede traz biografias de inventores e informações sobre descobertas; site mostra criações de Galileu Galilei em passeio virtual 3D

Páginas lembram conquistas da ciência

DA REPORTAGEM LOCAL

Quem inventou a aspirina? E o arame farpado? Quem criou os caixas eletrônicos usados em bancos? Na rede, uma das principais referências sobre a história das invenções é o portal http://inventors.about.com.
Nesse endereço, é possível encontrar links sobre centenas de descobertas científicas, das imprescindíveis (como o telefone ou os antibióticos) às curiosas (como o roto-rooter, aparelho usado para desentupir canos).
Para acessar a lista, clique no link Historical Inventions A to Z. Mas atenção: como o site passa por atualizações, o link pode, eventualmente, ser retirado da primeira página.
Se isso acontecer, vá diretamente ao banco de dados sobre invenções, visitando o endereço http://inventors.about.com/library/bl/bl12.htm.
Ao acessar o item que corresponde a uma invenção, aparece um texto relacionado. Mas o portal não se limita a contar a história de cada descoberta: alguns itens trazem sugestões inusitadas.
Clicando para descobrir quem inventou a cola, por exemplo, o internauta encontra um link para uma página que promete ensinar a fazer cola caseira.
O visitante também encontra links para revistas sobre invenções e dicas para registrar uma descoberta.

Perfis
Outra opção para quem quer saber mais sobre descobertas científicas é o SJSU Virtual Museum (www.sjsu.edu/depts/Museum/aamenu.html), site que traz informações sobre inventores como o dinamarquês Niels Bohr (um dos pais da física quântica) ou o brasileiro Oswaldo Cruz (que criou a vacina contra a febre amarela). A lista tem algumas lacunas -como a ausência de Santos Dumont-, mas traz fotos dos inventores.
Quem prefere leituras mais rápidas pode acessar o site A century of lifestyle changes (www.trnonline.com/millenium/lifestyle/articles/history_inventions.htm), que, apesar do nome, fala sobre invenções de vários séculos.
Uma alternativa à busca em bancos de dados são as páginas que se aprofundam em um determinado assunto. Entre elas, destacam-se o site History of Edison Motion Pictures (http://memory.loc.gov/ammem/edhtml/edmvhist.html), que conta parte da história do cinema, o The History of Mathematics (www.maths.tcd.ie/pub/HistMath), que descreve a criação da matemática, e o Biocrawler (www.biocrawler.com), que enumera os avanços da biologia.

Interatividade
Depois de visitar vários sites sobre invenções, qualquer internauta fica cansado de ler. No site do Museu da História da Ciência, que fica na Itália, pode-se fazer um passeio tridimensional em uma sala dedicada ao inventor Galileu Galilei.
Para acessá-la, visite o endereço http://galileo.imss.firenze.it/emostr.html e clique em Virtual Tour. Para que o recurso funcione, o seu computador precisa ter o programa "QuickTime" (que está disponível gratuitamente em www.apple.com/quicktime) instalado. (BG)


Texto Anterior: Tecnologia: Saiba como foi a evolução dos computadores
Próximo Texto: Veja as grandes descobertas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.