São Paulo, quarta-feira, 27 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MILÊNIO

Documentos, cultura e política brasileira são destaques

Páginas apresentam a história do país e lembram os heróis nacionais

DA REPORTAGEM LOCAL

A história do Brasil também está bem representada na rede: além das páginas que procuram ajudar estudantes a fazer deveres de casa, há portais que reúnem textos, links e citações sobre acontecimentos nacionais dos últimos 500 anos.
Um dos melhores sites é o Museu Histórico Nacional, que é mantido pelo Ministério da Cultura. Visitando o endereço www.visualnet.com.br/mhn, o internauta pode consultar os relatórios do Museu, que trazem reproduções de documentos históricos nacionais.
Antes de acessá-los, é preciso instalar um acessório (plug-in) no navegador: ele pode ser encontrado em www.visualnet.com.br/mhn/docpro.htm.
Quem prefere uma leitura mais leve pode visitar o Histórianet (http://historianet.zip.net), que tem visual agradável e traz uma boa seção sobre história do Brasil.
Uma referência obrigatória é o site dedicado às comemorações dos 500 anos do descobrimento, que está no endereço www.br500anos.com.br.
Os destaques do site são a seção Itinerância Nacional, que reúne informações sobre edifícios históricos e dicas de exposições, e a seção Realidade Virtual, na qual o internauta pode navegar em três dimensões pela Mostra do Redescobrimento. Para fazer isso, é preciso instalar um programa especial, que está disponível no próprio site.
Outra página interessante é o Guia de História do Brasil (www.geocities.com/Athens/Forum/4185).
O site é mantido por um professor que promete responder a dúvidas por e-mail e traz bons links sobre a independência e a proclamação da República. (BG)


Texto Anterior: Hugo
Próximo Texto: Panorâmica - Insegurança: Falha no "Windows 2000" expõe arquivos de usuário
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.