São Paulo, quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tec-tec-tec

Americanos compram mais notebooks neste final de ano

DA REPORTAGEM LOCAL

Dois terços dos PCs vendidos neste final de ano nos Estados Unidos são notebooks. As vendas deste tipo de computador cresceram 58% nas primeiras três semanas da "temporada de compras de final de ano" no país, segundo uma pesquisa da consultoria Current Analysis (feita nas lojas Best Buy, Radio Shack, Circuit City, CompUSA e Staples, que estão entre as maiores dos EUA) publicada pelo site ZDNet.
Além da preferência dos consumidores norte-americanos por computadores menores e portáteis, os preços dos notebooks também ajudam.
O preço médio desses equipamentos caiu 21% neste período, em comparação com o mesmo período do ano passado. A "temporada de compras" começou na semana após o feriado de Ação de Graças nos EUA, que, neste ano, foi em 23 de novembro.

Mão no bolso
De acordo com analistas, nem o atraso no lançamento do Windows Vista, que deve chegar aos consumidores em janeiro, desencorajou os norte-americanos a comprar notebooks novos neste Natal.
De acordo com especialistas, os consumidores estavam mais preocupados comos preços dos notebooks do que com o sistema operacional.
A mesma pesquisa constatou, porém, que as vendas de impressoras específicas para fotos caíram.
Já as vendas das impressoras tradicionais -tanto multifuncionais quanto só impressoras- continuam subindo, mas o faturamento do segmento caiu 22%.

BLÁ-BLÁ-BLÁ
Um mecanismo de busca de músicas promete encontrar as canções que estão na cabeça do internauta. O usuário deve cantar no estilo "lá lá lá" e o site sugere qual seria o título buscado. Testado pela Folha, o site tem resultados inconsistentes, mas acertou algumas vezes. É preciso instalar um controle ActiveX. Em hsearch.nayio.com.

NÓ DE GRAVATA
O www.videojug.com reúne vídeos que mostram como fazer atividades comuns, como dar nó na gravata ou ser um bom namorado. O portal também dá dicas mais inusitadas, como um auto-exame nos testículos. O site oferece conteúdos para o Natal: como dar cabo de presentes indesejados ou preparar a ceia.

107
gigabits por segundo é a velocidade de transmissão de dados alcançada em um teste realizado pela Siemens, nos Estados Unidos, em canal de fibra ótica, com processamento elétrico. Nesta velocidade, seria possível transmitir dois DVDs cheios de dados a cada segundo

CUIDADO, PAYPAL
O Google aproveitou a temporada natalina para promover agressivamente seu serviço Google Checkout, com promoções nos EUA oferecendo descontos de US$ 10 em compras acima de US$ 30, em lojas on-line variadas. O Google promete pagar os custos da promoção e não cobrar taxas dos lojistas até o final de 2007.

CLIMA NA TELA
A Nintendo colocou no ar, na semana passada, o canal de previsões do tempo do console de videogame Wii. Com o aparelho conectado à internet, é possível ver a previsão do tempo para qualquer lugar do mundo.

MÚSICA PESSOAL
A estação de rádio on-line personalizada Pandora (www.pandora.com) conta com novos recursos, como a busca de usuários e o perfil do usuário mais completo, com lista de músicas, artistas e estações personalizadas.

DOWNLOAD LEGAL
A BBC decidiu distribuir episódios de seus programas em uma rede de troca de arquivos. Os episódios poderão ser baixados usando o software Zudeo, da Azureus, em alta definição. Os arquivos serão protegidos por tecnologia DRM e não foi anunciado ainda se o conteúdo será pago.

TERRA À VISTA
O site Flash Earth (www.flashearth.com) funciona de modo similar ao Google Earth, mas não exige instalação de programa no computador. É possível ver on-line imagens de satélite de serviços como Google Maps e Yahoo! Maps, além de imagens feitas pela Nasa.

14,5
milhões de brasileiros terminarão 2006 com acesso à internet, segundo o Ibope/NetRatings

7,1
milhões de PCs deverão ser vendidos até o final deste ano, de acordo com o IDC


Texto Anterior: Gurus da rede elegem os momentos marcantes do mundo da tecnologia
Próximo Texto: Criador do Skype aposta em televisão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.