São Paulo, quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criador do Skype aposta em televisão

KEVIN MANEY
DO "USA TODAY"

Poucos empresários conseguiram abalar profundamente o setor de um determinado mercado. Niklas Zennstrom fez isso em dois setores - e já está de olho no terceiro. Zennstrom e seu sócio, Janus Friis, fundaram o serviço de compartilhamento de arquivos Kazaa, em 2001. Depois veio o Skype, o primeiro serviço popular de telefonia gratuita pela internet, comprado no ano passado pelo eBay.
Agora, Zennstrom e Friis acalentam um novo projeto. Os dois criaram um ainda secreto empreendimento na área de TV por internet chamado The Venice Project. Segundo analistas, o serviço pode ameaçar a viabilidade das redes de TV.
O Venice Project entrou em fase de testes na semana passada, mas ainda está acessível somente a um pequeno grupo de pessoas. O serviço, que deve ser lançado no ano que vem, vai operar de forma semelhante à TV tradicional, com canais, programas em horários definidos e anunciantes -mas terá funções de busca e interatividade.
Sintomaticamente, o Venice Project promete ser um serviço que respeita os direitos autorais, trabalhando em parceria com os produtores de conteúdo, como estúdios de cinema e criadores de séries de TV, e não contra eles. É difícil dizer, neste momento, como o Venice Project será diferente do YouTube ou da AOL TV, além do fato conhecido de que -como o Kazaa e o Skype- o serviço utilizará a tecnologia P2P. Isso poderia fazer do Venice uma alternativa mais barata e mais flexível.
"Estamos tentando oferecer a experiência total da TV, pegando seus aspectos positivos e unindo eles com a internet e o compartilhamento de vídeo.", disse Zennstrom. Se decolar, o projeto poderá ser a terceira empresa de Zennstrom a conturbar um setor do mercado. "Nunca houve uma receita secreta para o sucesso que abala setores de um dado mercado", disse Zennstrom, com falsa modéstia e um sorriso no rosto. "É que sempre soubemos agir no momento certo."


Tradução de RODRIGO CAMPOS CASTRO


Texto Anterior: Tec-tec-tec
Próximo Texto: Eventos on-line/Acontece na internet
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.