São Paulo, quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Mercado nacional ganha fôlego para 07

POPULARIZAÇÃO Medidas baixam preços e ajudam a combater a pirataria; país tem estréias de peso, como a do Xbox 360

DA REPORTAGEM LOCAL

O mercado nacional de eletrônicos saiu fortalecido de 2006. Os consumidores viram aumentar as facilidades para o consumo com medidas que haviam sido lançadas em 2005, mas que deixaram suas influências mais evidentes ao longo deste ano. O programa do governo Computador Para Todos e os benefícios fiscais da MP do Bem levaram às classes mais pobres a possibilidade de adquirir seu primeiro computador.
"Em 2006, vimos o crescimento em muitas áreas, principalmente a dos PCs para consumidor final, por conta do programa do governo e do momento econômico. Há uma tendência de legalização do mercado", disse Luiz Marcelo Marrey Moncau, diretor de marketing e negócios da Microsoft no Brasil. Segundo Moncau, o crescimento nacional faz com que as fabricantes de equipamentos busquem retomar investimentos em tecnologia, criando a oportunidade de trazer o mercado global para dentro do país.
Um sinal dessa tendência veio da própria Microsoft, que colocou o Brasil na rota dos países onde seu novo console Xbox 360 foi lançado. Aos olhos da empresa de Bill Gates, a grande demanda pelo videogame serviu como termômetro do potencial do mercado brasileiro, que poderá, em breve, colocar as mãos em outro importante lançamento da Microsoft ocorrido em 2006: o tocador multimídia Zune, que promete fazer frente ao iPod.
"Estamos estudando o mercado nacional e avaliando a importação do Zune para o Brasil. Vamos verificar a aptidão do mercado consumidor para esse tipo de tecnologia, mas pirataria é um ponto crítico, como também os impostos sobre hardware", explica Moncau, lembrando que esses pontos não impediram a chegada, neste ano, do Xbox 360 ao país.
A Microsoft foi uma das empresas que mais se destacaram em 2006. Além de alavancar o Xbox 360 e lançar o tocador Zune, ela também apresentou ao mundo seu novo sistema operacional, o Vista, e, com ajuda de parcerias, levou seu Windows XP a mares nunca antes navegados: computadores Macintosh. Com chip Intel, as máquinas da Apple, antes restritas ao uso do sistema Mac OS, passaram a executar o sistema da Microsoft. (MB)


Texto Anterior: Eventos on-line/Acontece na internet
Próximo Texto: YouTube leva vídeos ao estrelato
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.