São Paulo, quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

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YouTube leva vídeos ao estrelato

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O YouTube, portal de compartilhamento de vídeos que transformou o internauta comum em estrela, foi um dos maiores sucessos da internet deste ano. O site estabeleceu de vez o conceito de conteúdo gerado pelos usuários, e foi eleito pela revista "Time" como a melhor invenção de 2006 -ainda que seu lançamento tenha sido em fevereiro de 2005.
O sucesso é medido em números grandiosos: são 70 milhões de visualizações de vídeos por dia, segundo a própria empresa. O Hitwise, que mede a audiência da internet, registrou que, em outubro, o YouTube tinha o controle de 29% do mercado norte-americano de vídeos on-line. No mesmo mês a Google anunciou a compra do portal de vídeos por cerca de US$ 1,65 bilhões.
Os louros, porém, não ficaram apenas com os criadores do site. Anônimos ganharam fama no YouTube. Em oito meses, o comediante americano Judson Laipply virou celebridade mundial: uma das versões de sua performance em "Evolution of dance" foi vista mais de 37 milhões de vezes. Procure por judsonlaipply na aba channels (canais) para conferir as palhaçadas que tornaram Laipply um sucesso.

Ronaldinho Gaúcho
O vídeo do supercraque chutando quatro vezes seguidas a bola no travessão, sem deixar ela tocar a grama, causou dúvidas quanto a sua veracidade. Mesmo assim, levou o Brasil aos dez mais do site, com cerca de 8,5 milhões de visualizações. Para ver, procure por "ronaldinho touch of gold" em Videos.
Décadas atrás, Sílvio Santos foi surpreendido por uma piada suja contada por uma criança, mas só agora o vídeo multiplicou-se. Conheça a sugestão inusitada da menina procurando por "Sílvio, poste e bambu" em Videos, no YouTube.


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