São Paulo, quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

primeiras impressões

Photoshop ganha funções e tem visual remodelado

REI DO RETOQUE Versão de testes da próxima versão do programa para edição de imagens tem janelas reorganizadas e ferramenta de seleção mais fácil de usar

JULIANO BARRETO
DA REPORTAGEM LOCAL

Parece que a Adobe se inspirou no novo Windows para criar o próximo Photoshop, que tem versões experimentais para Mac e para Windows disponíveis para testes no endereço labs.adobe.com.
A exemplo do sistema operacional da Microsoft, o programa, que é sinônimo de editoração de imagens digitais, passou por uma significativa reforma em seu visual, que pouco evoluía desde as versões mais antigas. A mudança pode ser vista logo que o Photoshop CS3 beta é aberto. Janelas como a paleta cores, o histórico de ações e a lista de camadas podem ser retraídas, economizando espaço na tela. As opções de pincel e as janelas para personalizar filtros também tiveram melhorias. Com um simples clique, a paleta é exibida normalmente e pode ser posicionada de forma personalizada, como nas versões anteriores do Photoshop.
A barra de ferramentas principal se adapta às preferências do usuário. Ela pode ser exibida em uma ou em duas colunas.
O resultado final é um melhor aproveitamento da tela, que exibe a imagem editada com mais destaque e torna a edição mais fácil.
Quem já está acostumado com o Photoshop tradicional não encontrará problemas para se adaptar às mudanças. Aqueles que nunca usaram o programa terão maior facilidade para navegar entre a miríade de opções oferecidas pelo soft.

Faca e queijo
Além da aparência remodelada, o CS3 traz funções inéditas para o tratamento das imagens e está mais veloz, sobretudo nos micros da Apple.
Entre as novas ferramentas, o destaque é para a Quick Selection Tool, que mescla as funções de seleção da varinha mágica e do cursor magnético. Ao clicar e arrastar o botão do mouse, a ferramenta reconhece as cores e seleciona o item a ser destacado. O recurso ajuda a quem pretende separar um objeto do plano de fundo ou fazer ajustes em partes específicas de um retrato.
Outra novidade importante são os Smart Filters. Com eles, é possível aplicar vários efeitos sobre uma camada e depois restaurar a versão original da imagem. Dessa forma, é possível experimentar combinações de efeitos em diferentes imagens de maneira rápida e não destrutiva - as diferentes camadas de um trabalho são preservadas por meio de um histórico.
Fotógrafos profissionais também ganharam um presente da Adobe. O novo Photoshop tem recursos especiais para o ajuste de fotos no formato RAW, que tem qualidade superior em relação ao tradicional formato compactado JPEG.


Texto Anterior: Recall: Firefoz ganha remendos
Próximo Texto: Laptop barato é exibido em São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.