São Paulo, quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sites vão além da Wikipédia e facilitam colaboração on-line

Tecnologia pode ser usada para criar desde blogs até roteiros em grupo

PAULA LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

Em vez de só ler sites, que tal ajudar a escrevê-los? Os wikis são páginas em que vários usuários podem escrever e editar -o exemplo mais famoso é a Wikipédia, que já tem mais de 200 mil artigos em português.
Já existem na internet wikis sobre diversos assuntos, e é possível criar o seu próprio wiki pessoal. Um wiki pessoal pode ser um jeito fácil de fazer colaborações on-line ou de distribuir conteúdo -há desde wikis de famílias, com fotos e murais de recados, até wikis de salas de aula, nos quais professores e alunos colocam materiais e links de interesse.
Há wikis que podem ser editados por qualquer pessoa, como os que usam a plataforma MediaWiki, a mesma da Wikipédia. Com uma "cara" similar à da Wikipédia, há sites como a Uncyclopedia (uncyclopedia.org, em inglês; desciclo.pedia.ws, em português), dedicada à "desinformação", e a Marvel Database (www.marveldatabase.com), que reúne informações sobre personagens dos gibis.
Nem todos os wikis, porém, podem ser editados por qualquer um. Ao criar seu próprio wiki, é possível escolher um software que permita o controle de acesso.

Aplicações
Os wikis também não se resumem a enciclopédias. Há usos pouco tradicionais de wikis, como os de ficção -o wiki Novelas (novelas.wikia.com) tem romances e contos em várias línguas, que podem ser lidos ou editados pelo usuário.
Alguns softwares usam wikis para oferecer ajuda a seus usuários, caso do Azureus. Em www.azureuswiki.com, é possível encontrar instruções para instalar e para usar o programa de troca de arquivos.


Texto Anterior: Laptop barato é exibido em São Paulo
Próximo Texto: Wikis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.