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Veja a moda internacional na rede
DA REDAÇÃO*
A internet é o endereço certo
para acompanhar os desfiles internacionais sem gastar o dinheiro das passagens para Londres,
Paris, Milão ou Barcelona.
Antes, porém, fique aqui mesmo na América: no dia 1º de fevereiro começa a Montreal Fashion
Week (www.montrealfashionnetwork.com). Outro endereço é
www.montrealfashionweek.
com, que exige cadastro. O registro é de graça e dá acesso a vários
sites de moda.
Visto isso, tome o caminho da
Europa. No dia 2, abrem-se as
passarelas da Barcelona Fashion
Week 2004 (www.moda-barcelona.com). Ainda na Espanha,
não deixe de apreciar ciberneticamente a.semana madrilenha, que
começa no dia 13 e pode ser
acompanhada em www.semanamoda.ifema.es.
Como faltam alguns dias para
esses eventos, aproveite o tempo
para conferir o que aconteceu no
Prêt à Porter Paris, que terminou
na segunda-feira. No site www.pretparis.com, há enorme quantidade de informações, inclusive o
dossiê de imprensa, disponível
em formato .PDF.
Se você quiser mais do mundo
parisiense, navegue pelos links
apresentados em www.paris-fashion-show.com/links.
Outra boa pedida é o endereço
oficial da Federação Francesa dos
Costureiros e dos Criadores de
Moda (www.modeaparis.com).
O site hospeda os perfis dos designers que exibem em Paris, mas
não traz fotos nem críticas.
Visto o passado, organize a
agenda. Depois de Madri, os olhares se voltam para Londres, onde
a London Fashion Week
(www.londonfashionweek.co.uk) começa no dia 14.
Na seqüência, é a hora do Milano Moda Donna, um dos eventos
coordenados pela Camera Nazionale della Moda (www.cameramoda.it). O site tem também versão em inglês.
Portais especializados
Se você busca ampliar seus horizontes, pode navegar por portais
especializados, que trazem links
organizados por categorias, como
lojas e designers.
Um exemplo é o www.fashion.net, mas confira também o
www.fashionwindows.com. Ele
tem áreas restritas, mas o conteúdo gratuito é suficiente para horas
de diversão.
Aliás, vários sites especializados
já estão na era do acesso pago.
Um exemplo é o firstVIEW
(www.firstview.com), que cobra
US$ 5,95 por uma senha que dá
direito apenas a uma espiadinha
de uma hora nas coleções de Paris, Londres ou Milão. O serviço já
planeja fazer transmissão para celulares e para micros de mão.
Também existem planos de assinatura anuais e semestrais.
Para quem prefere fazer um teste antes de efetivar a compra do
serviço, o Fashion Wire Daily
(www.fashionwiredaily.com) é mais indicado. O site oferece acesso gratuito por um dia às
suas diversas seções, incluindo a
cobertura completa dos desfiles
da alta-costura parisiense. Findo
esse prazo, os internautas podem
acessar apenas pequenos parágrafos de notícias do mundinho.
Já o inglês WGSN, sigla para
Worth Global Style Network
(www.wgsn.com), é voltado para
o mercado corporativo. Ele mostra as tendências da moda nos
cinco continentes, é atualizado
várias vezes ao dia e oferece cerca
de 32 mil fotos de desfiles.
O site é aberto apenas para assinantes, mas universitários podem
requisitar em www.wgsn-edu.
com o acesso à versão voltada ao
público estudantil.
A opção é assinar ou navegar
pelas versões on-line de publicações impressas, como o Style.com
(www.style.com), mantido pelas
revistas "W" e "Vogue". Nada de
transmissões ao vivo ou webcams
espalhadas nos camarins, mas há
slideshows das principais coleções, análises críticas e muitas dicas de estilo, tudo em inglês. Para
receber gratuitamente um boletim por e-mail, o que é recomendável em caso de pressa (já que as
imagens demoram a preencher a
tela), basta fazer um cadastro.
Outra boa opção gratuita é o
fashionoffice.org (www.fashion.at), site que apresenta imagens de
moda produzidas nos quatro cantos do planeta, além de informações sobre cosméticos, gastronomia, cinema e design, oferecendo
ainda boletins gratuitos enviados
por e-mail.
*Colaboraram Carol Garcia, especial para a Folha, e Juliano Barreto, free-lance
para a Folha
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