São Paulo, quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Próximo Texto | Índice

Criação livre

Em reação à política de direitos autorais, internet traz recursos para produção coletiva

Carol Guedes/Folha Imagem
ROBÔ ABERTO
CP01, que tem estrutura e software desenvolvidos com princípios abertos; ideia foi concebida na Campus Party do ano passado e ganhou rosto neste ano (www.theopenrobotproject.org); o projeto é anunciado como o primeiro robô open source do mundo


GUSTAVO VILLAS BOAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Baixar MP3, assistir a vídeos e copiar softwares não são simplesmente pirataria. Enquanto parte da indústria se esforça para impedir que suas obras circulem sem que ela tenha o controle (e o lucro), movimentos que contam com a ajuda de milhões de anônimos investem em direitos autorais flexíveis para expandir a cultura livre.
Artistas famosos já aderiram à ideia, que foi discutida em um encontro que aconteceu antes do Fórum Social Mundial de Belém, que começa hoje.
Durante o encontro, Sérgio Amadeu da Silveira, ex-presidente do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), lançou um "desafio aos midialivristas" e propôs que cada um dos cerca de 200 participantes escrevesse um artigo sobre mídias livres para compor uma espécie de livro digital.
Veja, nesta edição, como usufruir e participar da cultura colaborativa, seja usufruindo das criações, seja usando as ferramentas a seu favor.


(Colaborou JOÃO CARLOS MAGALHÃES , da Agência Folha, em Belém)


Próximo Texto: Tec-tec-tec
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.