São Paulo, quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

consumo

Até debaixo d'água

Mergulhe com equipamentos e acessórios eletrônicos

JOÃO LOBATO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Produtos à prova d'água não são apenas uma proteção extra, mas também uma forma de explorar a tecnologia em um novo ambiente. De câmeras e filmadoras digitais a acessórios como flashes e lanternas, há uma variedade para atender a diferentes gostos. Os relógios submersíveis estão no mercado há algum tempo, mas também é possível comprar modelos com funções profissionais -como registro de mergulho e alerta de profundidade máxima.
As câmeras fotográficas também evoluíram. Quem não quiser aparelhos descartáveis, pode optar por modelos digitais ou estojos para proteção de uma câmera convencional. Mas é preciso ter alguns cuidados na hora da compra.
Não existe uma padronização dos termos, mas, em geral, produtos resistentes à água toleram respingos, gotas de suor ou de chuva, mas não podem ser colocados dentro d'água.
Já os produtos à prova d'água podem ser submersos. A profundidade máxima de alguns pode ultrapassar 800 metros.
É preciso ficar atento ao limite de profundidade suportado pelo equipamento. Aqueles que funcionam a até um metro são, em geral, indicados para esportes aquáticos que não envolvam o mergulho -como surfe, natação e até mesmo "snorkeling", caso o usuário se mantenha na superfície.
O limite que os produtos podem suportar são dados em metros ou pressão (bar). Certifique-se com o fabricante ou com o vendedor a exata limitação do item que espera comprar e quais casos não são cobertos pela garantia.
Uma dica do mergulhador Clécio Mayrink, 35, é comprar produtos com nota fiscal e de origem confiável.
Na hora do uso, evite o contato com água quente -como saunas e banhos-, pois o vapor pode danificar o sistema. É aconselhável também o enxágue com água doce após a utilização em água salgada, para remover possíveis resíduos.
Por fim, verifique por quanto tempo o produto pode ficar embaixo d'água.
Para quem quiser iniciar a prática do mergulho, o site www.brasilmergulho.com.br tem uma lista de escolas. Veja abaixo as informações dos fabricantes de produtos feitos para usar dentro d'água.

MULTIUSO
A filmadora e câmera digital VPC-CA65, da Sanyo, pode ser submersa a até 1,5 metro, tem zoom ótico de 5x, tela de LCD de 2,5 polegadas, resolução de vídeo de 640x480 pixels no modo TV-SHQ e resolução de foto de 6 Mpixels; R$ 1.699; www.fnac.com.br



Texto Anterior: Inspirados em outras mídias, novos jogos nascem de mangá e animação
Próximo Texto: Produtos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.