São Paulo, quarta-feira, 28 de fevereiro de 2001

Próximo Texto | Índice

INTERNET 24 HORAS

Cresce oferta de acesso de alta velocidade; internauta faz download mais rápido de vídeos e músicas

Conheça opções para "voar" na rede

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Internautas cansados de navegar a remo têm bons motivos para investir em acesso de alta velocidade. Algumas cidades no país oferecem serviços competitivos com preços a partir de R$ 49.
A vantagem é clara: em vez de levar três horas para baixar um clipe do filme "Hannibal" pelo acesso convencional, o internauta pode conseguir o arquivo em apenas sete minutos. Além disso, várias opções garantem conexão 24 horas sem pagar pulso telefônico.
É por isso que hoje, pouco mais de um ano após a chegada dos primeiros serviços, há 129 mil internautas "rápidos" nos Estados de São Paulo e Rio.
As previsões de crescimento são otimistas. As empresas que apostam nesse segmento esperam dobrar o número de assinantes até o final deste ano e aumentar o serviço para mais cidades.
Hoje, porém, só a cidade de São Paulo tem as quatro opções de acesso: cabo, cabo com telefone, telefone rápido e rádio.
O serviço de conexão por cabo está limitado a sete capitais. A velocidade de 256 Kbps (mais de quatro vezes a do modem comum) por linha telefônica especial restringe-se a três capitais.
Considerando os custos, o acesso por rádio é o mais vantajoso: dispensa o aluguel de um modem, e o internauta não precisa assinar um provedor de Internet, item obrigatório no acesso por cabo ou linha de telefone rápida.
A Internet por rádio é oferecida por empresas pequenas quando comparadas com as gigantes que atuam nas áreas de TV a cabo e telefonia. Por isso, o acesso por rádio está disponível em poucas cidades e só agora começa a chegar a São Paulo.
Independentemente do sistema que escolher, o internauta não encontrará apenas vantagens.
Os serviços são mais caros do que o acesso comum, ocorrem problemas de compatibilidade, e o atendimento ao usuário tem sido menos rápido que o necessário, gerando muitas reclamações.
Ao avaliar os serviços disponíveis em sua cidade, compare preços e velocidades e analise o atendimento ao cliente e o suporte técnico. Não se esqueça de verificar se sua máquina preenche os requisitos mínimos para "voar".



Próximo Texto: Dica: Saiba quando é hora de mudar o sistema de acesso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.