São Paulo, quarta-feira, 28 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda as tecnologias

DA REPORTAGEM LOCAL

Várias tecnologias são responsáveis pelo acesso rápido à Internet no Brasil.
A tecnologia por cabo, no país, é uni (velocidade de 256 Kbps) e bidirecional (velocidades de 128 Kbps a 512 Kbps).
Na versão unidirecional, as páginas, arquivos e e-mails chegam por cabo, mas tudo o que você digita vai por telefone.
Na bidirecional, você não usa o telefone. Tudo vai e volta pelo cabo, desocupando o telefone.
Outra opção são as linhas telefônicas especiais, que trabalham com as tecnologias ADSL (Asymmetrical Digital Subscriber Line) e ISDN (Integrated Services Digital Network).
O sistema ADSL, oferecido pela Telefônica e pela Brasil Telecom, permite enviar e receber dados em velocidades que variam de 128 Kbps a mais de 2 Mbps.
Voz e dados trafegam simultaneamente. Essa tecnologia permite que o assinante use a linha para conversar enquanto trafega pela Internet. Além disso, não paga pulsos pelo acesso à rede, mas só para fazer ligações de voz.
O acesso por ISDN (caso do DVI Telemar e do Multilink) oferece voz, dados e imagem a 128 Kbps. São usadas duas linhas telefônicas, cada uma com velocidade de 64 Kbps. Uma delas pode ser usada para falar enquanto a outra acessa a Internet. Nesse tipo de acesso, paga-se pelos pulsos.
A tecnologia sem fio usa frequências de rádio abertas. A empresa instala uma antena de rádio digital, que recebe sinais da repetidora mais próxima. A velocidade de acesso varia de 300 Kbps a 1,5 Mbps.



Texto Anterior: Ao vivo pela Internet só vale se a TV quebrar
Próximo Texto: Conexões de banda larga ganham as ruas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.