São Paulo, quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Próximo Texto | Índice

Blog-se

Testamos para você seis serviços para criação e hospedagem de diários virtuais; escolha um, faça seu registro e entre nessa comunidade que, até o final deste ano, deve reunir 100 milhões de blogueiros

MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

As nacionalidades, os gostos e as opiniões variam, mas a vontade de aparecer -ou, para os menos egocêntricos, a de se expressar- é universal. Se a coceira de querer se pronunciar se abater sobre você, blogar pode oferecer alívio imediato.
Segundo o Gartner, haverá sobre o planeta cerca de 100 milhões de blogueiros até o final deste ano.
No site Technorati (www. technorati.com), o maior agregador de blogs do mundo, são monitorados 69,2 milhões de sites pessoais, segundo o próprio portal, que se apresenta como o principal porta-voz da World Live Web, ou internet ao vivo, em tradução livre.
Ao vivo porque a facilidade oferecida pelos atuais serviços de hospedagem de blogs, aqueles nos quais os blogs são criados e mantidos, faz com que qualquer um consiga publicar suas idéias quase que instantaneamente.
Não é preciso entender de programação, códigos ou linguagens: blogar é simples como escrever um e-mail.
Tão simples que ler e escrever blogs é a atividade favorita de 5,6% das crianças norte-americanas entre 6 e 11 anos, segundo pesquisa da empresa Experian Simmons realizada neste mês com 2.102 jovens.
Segundo o eMarketer, um novo blog é iniciado a cada segundo e, de acordo com o Technorati, são 175 mil novos blogs a cada dia.
Claro que muitos deles morrem prematuramente. O Gartner avalia que aproximadamente 200 milhões de sites pessoais foram criados e acabaram deixando de existir.
Mas o mundo dos blogs ativos também é grande: 1,6 milhão de posts são publicados a cada dia, ou 18 por segundo, segundo o Technorati. E a diversidade deles também não pára de crescer.

No ar
Um post é o conteúdo que foi publicado por meio de um blog. Pode conter textos, fotos, vídeos, remissões (links) para outras páginas, músicas, podcasts (programas de rádio publicados na internet) e ilustrações.
Dependendo do que interessar ao internauta, é possível buscar por serviços que atendam melhor à publicação de cada uma dessas mídias.
Para ajudar na escolha desse trombone virtual que o ajudará a colocar a boca no mundo, a Folha testou diversos serviços de hospedagem de blogs, apontando os prós e os contras das ferramentas disponíveis em cada um deles.
A reportagem também investigou o que leva alguém a manter um site pessoal e como se dá a interação com os leitores. É blogar para ver.


Próximo Texto: Tec-tec-tec
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.