São Paulo, quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Hospedeiros concentram tráfego on-line

OFERTA E PROCURA Cresce o número de usuários de sites de criação de blogs; avaliação informa sobre os mais populares

DA REPORTAGEM LOCAL

Os hospedeiros de blogs vêm estendendo seus domínios sobre os territórios virtuais.
Segundo o portal Alexa (www.alexa.com), que mede o tráfego virtual, o Blogger é o serviço de criação de sites pessoais mais acessado da internet, o 15º endereço on-line mais visitado do globo.
Sua popularidade, assim como a de seus concorrentes, cresce ano após ano. Em 2003, o Blogger estava entre os mil sites mais acessados e, em 2005, já figurava entre os cem mais populares, demonstrando o poder de penetração do serviço.
De cada 100 páginas abertas pelo mundo afora, pouco menos de 3 delas são do Blogger, identificáveis pela terminação blogspot.com.

Brasil
Não é possível, no entanto, dizer qual o serviço de hospedagem de blogs mais popular no Brasil. Isso porque os principais hospedeiros pertencem a grandes portais e fica difícil medir, separadamente, o tráfego destinado aos blogs do de outros conteúdos oferecidos.
Entretanto é possível verificar, dentre os portais que permitem criar sites pessoais, quais os mais visitados pelos internautas brasileiros.
Pelo ranking, também do Alexa, foram selecionados seis hospedeiros de blogs para serem avaliados, pertencentes a UOL (4º lugar na audiência brasileira), Globo (6º), Terra (7º), iG (10º), Fotolog (13º) e Blogger (14º).

No páreo
Se a disputa brasileira é acirrada, entre os sites estrangeiros a situação também é tensa.
O Blogger, que acaba de sair da versão beta e foi um dos pioneiros do ramo, mantém, por pouco, a liderança, seguido por serviços como o TypePad, considerado o maior hospedeiro pago de blogs do mundo.
Com cerca de 40 milhões de usuários, o Xanga.com também está entre os maiores centros aglomeradores de blogs da internet. Seu funcionamento se aproxima do de uma comunidade on-line, o que também pode ser notado em serviços como o LiveJournal e o Windows LiveSpaces -este último ainda mais concentrado na interação social.
A comunidade desenvolvedora do WordPress é uma das razões de seu sucesso. Sua última versão estreou há cerca de um mês. (MB)


Texto Anterior: Leitor de blogs é "madrasta", diz pesquisadora da blogosfera
Próximo Texto: Links indicam popularidade de blogs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.