São Paulo, quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Yahoo! Pipes tem uso difícil demais para iniciante

DA REPORTAGEM LOCAL

O Yahoo! lançou um software on-line que promete dar ao internauta mais controle sobre o cruzamento de informações disponíveis na web.
O programa, chamado Yahoo! Pipes (pipes.yahoo.com), permite obter resultados personalizados por meio de várias fontes. Um exemplo: o cruzamento de um site de classificados, como o americano Craigslist, e de mapas on-line resulta em buscas do tipo "Ache apartamentos a uma milha de tal endereço".
Com módulos, que funcionam como blocos de construção, o usuário define como pegar informações de uma fonte e colocá-las em outra automaticamente (no exemplo acima, o programa extrai o endereço dos imóveis nos classificados e o coloca no site de mapas).
O problema é que o Yahoo! Pipes é difícil de usar, pelo menos para quem não tem experiência em programação. O site não tem tutoriais por enquanto, o que dificulta ainda mais.
O modo mais fácil de aprender é fuçar nos módulos, tentando conectá-los e vendo o resultado ou olhando pipes feitos por outros usuários, disponíveis no site. É possível até copiar um pipe de alguém para modificá-lo a seu gosto.
Outro problema é que os sites brasileiros ainda têm poucas informações em RSS ou XML, necessárias para trabalhar mais facilmente. (PL)


Texto Anterior: Internet: Google tenta levar soft on-line a empresa
Próximo Texto: Blog: Veja o Yahoo! Pipes em ação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.