São Paulo, quarta-feira, 28 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOFTWARE

Conheça as características da nova versão do pacote da Microsoft, a XP, testada com exclusividade pela Folha

"Office" quer se casar com a Internet

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

FRANCISCO MADUREIRA
DA FOLHA ONLINE

O "Office XP", que vai suceder o pacote de programas campeão de vendas no mundo, traz como grande inovação maior integração com a Internet, além de melhorias em cada programa que integra o conjunto -mas ainda sobraram alguns cacos.
A Folha e a Folha Online testaram com exclusividade a mais recente versão beta (de testes) do novo "Office", comprada da Microsoft via rede por US$ 35 (o preço do pacote, que é válido até 31 de agosto, caiu para US$ 19,95, em www.microsoft.com/office/ xpcorpbeta.htm).
Programado para chegar mundialmente às lojas no final do segundo trimestre, o "Office XP" ainda não tem preço definido.
As novidades podem conquistar usuários que não dispensam os recursos que o pacote oferece (editor de textos, planilha de cálculos, banco de dados, programa de e-mail, programa de apresentação e editor de sites).
Agora ficou mais fácil exportar e importar documentos da Internet. A qualquer momento, é possível clicar em algum botão, chamar um site e importar ou exportar imagens, por exemplo.
Outra novidade é o recurso de reconhecimento de voz. A Microsoft chega tarde a essa área, uma vez que a IBM e a Corel já estão nesse terreno.
A apresentação do "Office XP" faz uma alusão ao "Windows XP", sistema operacional prometido para o segundo semestre.
Como no sistema, as barras de menu e botões estão sombreadas. O problema é que o bonito acabou com o lado prático, pois agora fica mais difícil distinguir as funções ativas das inativas.
Outra mudança foi o acréscimo de um pequeno campo de texto para digitar questões sem precisar abrir o assistente.
Para quem não gosta de poluição na tela de seu programa, uma má notícia: a Microsoft incluiu uma nova janela no lado direito da tela: o Painel de Tarefas (livre tradução para Task Pane). Na verdade, esse recurso foi implementado pela primeira vez no programa de desenhos da Corel.
Essa janela permite acessar com mais rapidez recursos como álbum de imagens.


Texto Anterior: "Netscape" é boa alternativa
Próximo Texto: Novo "Outlook" interage melhor com a rede
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.