São Paulo, quarta-feira, 28 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A culpa é sua

Usuários deixam abertas portas para ataques de vírus e facilitam a vida dos ciberestelionatários; saiba virar o jogo

JULIANO BARRETO
DA REPORTAGEM LOCAL

Descuidos na proteção do computador podem ser tão perigosos quanto o pior vírus já inventado -ou até mais.
Seu PC está lento? Você deve ter aberto a porta para um programa espião enquanto acessava um site pornográfico.
Mensagens estranhas e não solicitadas chegam à sua caixa de entrada? Inadvertidamente, você cadastrou seu e-mail em um site que vende endereços para spammers. Pegou vírus? É quase certo que você mesmo o tenha baixado pensando que fosse uma linda apresentação para PowerPoint.
São hábitos de navegação como esses, considerados corriqueiros, que, em grande parte dos casos, abrem as portas do PC para os invasores.
Por desatenção ou ingenuidade, muitas pessoas fazem todo o trabalho sujo para ciberestelionatários e outros cibercriminosos. Não são raros os casos de incautos que entregam dados pessoais a bandidos.
Não basta só ter um antivírus para estar seguro. Além dos programas de proteção ativados e devidamente atualizados, é necessário ficar atento a cada botão clicado ou link acessado.
Apesar da camuflagem, é raro um programa nocivo ser instalado sem nenhuma ajuda do próprio usuário. Sempre tem algum botão de OK, um arquivo para ser descompactado ou um e-mail para ser baixado. Nas próximas páginas, veja como evitar essas armadilhas.


Texto Anterior: Eventos on-line: Acontece na internet
Próximo Texto: Conteúdo pornô é chamariz para golpes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.