São Paulo, quarta-feira, 28 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conteúdo pornô é chamariz para golpes

SEDUÇÃO Sites atraem internautas desavisados para bombardear tela com propaganda e mandar ferramentas de invasão e vírus

DA REPORTAGEM LOCAL

Pragas de todos os tipos podem ser encontradas nos sites pornográficos e de pirataria.
De olho na audiência que o conteúdo picante atrai, os golpistas aproveitam a curiosidade das pessoas para roubar dados e para espalhar programas de invasão.
Versões falsas de vídeos e de programas famosos podem carregar vírus e spyware.
A dica para escapar dessas armadilhas é tomar cuidado antes de clicar. Tanto no Internet Explorer quando no Firefox há uma barra na parte inferior da tela que mostra detalhes do link.
Observe atentamente qual é o endereço indicado e sempre suspeite. Domínios pouco conhecidos, como o .tk, de Tokelau, e de serviços de hospedagem gratuitos são os mais perigosos.
As janelas pop-up saíram de moda. Atualmente são usados códigos especiais para mostrar uma torrente de novas janelas, sem a autorização do usuário.
Esses anúncios geralmente são feitos em Flash ou apresentam o nome JavaScript em seus links. No primeiro caso, não há muito a ser feito. O melhor negócio é sair sem clicar em nada.
Para fugir das ameaças programadas em Java, existem medidas leves e radicais.
Para começar, você deve usar a versão mais recente do Java (www.java.com/getjava). Outra medida é desativar o acesso ao conteúdo JavaScript do navegador. Isso pode prejudicar o seu acesso a sites legítimos, como os de bancos. No Firefox, a opção para desativar o recurso está no menu Ferramentas, na aba Conteúdo, da janela Opções.
No Internet Explorer 7, única versão razoavelmente segura do navegador, é preciso clicar no botão Ferramentas e escolher Opções de internet. Na janela que aparecerá, clique na aba Segurança e depois no botão Nível personalizado. Nessa tela, aproveite para também desativar os controles ActiveX.
(JB)


Texto Anterior: A culpa é sua
Próximo Texto: Dicas para escapar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.