São Paulo, quarta-feira, 28 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste-USP

Celular do tipo deslizante tem boa qualidade de áudio

EDUARDO MARQUES; JOSÉ ARNALDO DE HOLANDA; CARLOS ROBERTO P. ALMEIDA JR.
ESPECIAL PARA A FOLHA

Neste teste, avaliamos o RIZR Z3, um dos primeiros celulares GSM a serem oferecidos pela Vivo, antes restrita à tecnologia CDMA, e os fones Bluetooth HT820 (estéreo) e H550 (mono), todos da Motorola.
O celular é tocador de MP3, câmera, console de jogos, unidade de armazenamento e meio de acesso à internet. Os destaques são o seu tamanho, a qualidade do visor, a conectividade via Bluetooth e USB e a boa qualidade na reprodução de músicas.
O RIZR Z3 é dotado de um mecanismo de deslizamento (slider) para abertura e fechamento. Quando aberto, o teclado numérico é exposto e desbloqueia o acesso às funções do celular.
Instantes após ser fechado, as teclas são bloqueadas, evitando que acidentalmente alguma função do celular seja ativada. O mecanismo (slider) e o posicionamento dos botões tornam o uso do aparelho muito simples, sendo possível manejá-lo com apenas uma das mãos.
O celular conta com tecnologia de transmissão de dados em alta velocidade GSM EDGE e é quad band, ou seja, pode operar em praticamente todo o mundo.
Há recursos de viva-voz e de comando de voz, mas este nem sempre funciona corretamente, principalmente em discagens.

Câmera
O Z3 também tem câmera embutida, com um botão lateral para acesso imediato a essa funcionalidade. Além disso, a imagem captada é apresentada no modo paisagem, ocupando toda a área do visor e permitindo uma melhor visualização da cena.
Um outro recurso que complementa a funcionalidade da câmera é a luz de alta intensidade, localizada próxima à lente. Isso possibilita captar imagens em ambientes com pouca luminosidade. O recurso, porém, não funciona como flash.
O zoom digital permite aproximações de até 8x para a função de fotos e de até 4x para a função de vídeo, ambos com ajuste de 2x.
A resolução das fotos pode variar de 240x320 pontos a 1.600x1.246 pontos. Apesar desta última opção oferecer uma resolução de 2 Mpixels, a qualidade das fotos não será satisfatória para quem está acostumado a uma máquina de boa qualidade.
Já o vídeo pode ser gravado com som e com resolução que pode variar de 128x96 pontos a 176x144 pontos, a uma taxa de 15 frames por segundo. Durante os testes, notamos que o uso da luz de alta intensidade em ambientes com baixa luminosidade foi pouco satisfatório, iluminando somente objetos muito próximos da câmera.

Áudio
A qualidade na reprodução de músicas é um dos diferenciais do Z3, mesmo tendo um software tocador simples. O alto-falante presente na parte traseira reproduz sons com qualidade superior à dos demais aparelhos similares existentes no mercado.
O software do tocador suporta diversos formatos, como MP3, AAC, AAC+ e AAC+ Enhanced. Os arquivos podem ser baixados por um cabo USB.
Na avaliação, verificamos que, ao ser conectado ao PC, apenas a memória do cartão microSD estava acessível.
A memória interna, de 20 Mbytes, só pode ser acessada com um software específico e que é vendido separadamente.
Isso é um aspecto negativo, já que arquivos da memória interna só poderão ser transferidos por Bluetooth, e-mail ou mensagem multimídia.


Texto Anterior: Celular não recebe ingresso
Próximo Texto: Fones exploram a mobilidade do Bluetooth
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.