São Paulo, quarta-feira, 28 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como funciona a tecnologia

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para entender melhor as vantagens e desvantagens das televisões com tela de cristal líquido (LCD), é útil saber como a tecnologia funciona. Essas telas são formadas por uma fonte de luz (backlight) e camadas de filtros, polarizadores, eletrodos e cristais líquidos.
Atrás de tudo isso, fica um painel difusor ou uma placa-guia reflexiva.
A luz, gerada por lâmpadas fluorescentes ou LEDs (diodos emissores de luz), é difundida pelo painel ou refletida pela placa-guia e atravessa toda a série de camadas, até sair da tela.
Usando corrente elétrica, é possível alterar a estrutura molecular dos cristais líquidos e controlar a quantidade de luz que passa pela tela.
A passagem da luz torna o pixel visível para o usuário. Cada pixel (ponto) da tela é formado por três subpixels -um vermelho, um verde e um azul.
Ao variar a corrente elétrica aplicada, é possível controlar a iluminação de cada subpixel e fazer milhões de combinações entre eles. Cada combinação gera uma cor diferente para o pixel. (EK)


Texto Anterior: Guia da TV: Preço, brilho e peso são destaques da LCD
Próximo Texto: Qualidade do sinal também depende da conexão utilizada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.