UOL


São Paulo, quarta-feira, 28 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ameaça gera preocupação e pode ser ilegal

DO "THE NEW YORK TIMES"

Com uma equipe de 15 pessoas, a Overpeer é a maior de cerca de uma dúzia de empresas fundadas para criar métodos contra a pirataria musical.
Os cinco grandes grupos da indústria fonográfica -Universal Music Group, Warner Music Group, Sony Music Entertainment, BMG (Bertelsmann) e EMI- financiaram o desenvolvimento de programas contra pirataria, mas nenhum deles discute os detalhes.
A Warner Music emitiu uma declaração em que dizia: "Fazemos tudo que julgamos apropriado, dentro da lei, a fim de proteger nossos direitos autorais". Uma porta-voz da Universal Music disse que a empresa "está engajada na adoção de medidas técnicas legais".
A possibilidade de as gravadoras decidirem lançar uma dura campanha antipirataria criou uma divisão entre alguns executivos da área musical, que estão preocupados em encontrar um equilíbrio entre reprimir a pirataria e influenciar seus clientes.
Também há dúvidas quanto à possibilidade de as empresas serem responsabilizadas pelas pessoas que tenham seus computadores atacados.
"Algumas dessas coisas serão ilegais", diz Lawrence Lessig, que leciona direito na Universidade Stanford e é especializado em direitos autorais na internet. "Isso dependerá de elas causarem uma quantidade suficiente de danos. A lei tem como lidar com a violação de direitos autorais. Congelar o computador das pessoas não está dentro do escopo das leis de direitos autorais."
Os provedores de acesso à internet também estão nervosos com os programas antipirataria. Sarah B. Deutsch, da Verizon, disse que se preocupa com qualquer programa que reduza a velocidade das conexões. "Isso poderia tornar-se um problema com o qual não saberíamos lidar", afirma.


Tradução de Angela Caracik


Texto Anterior: Pegue e pague: Plano quer travar PC contendo música pirata
Próximo Texto: Programa deixa de exibir anúncios
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.