São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Microsoft pesquisa soft quântico

DA REPORTAGEM LOCAL

O cientista Daniel Gottesman realiza pesquisas em computação quântica no principal laboratório da Microsoft, junto à sede da empresa em Redmond, nos EUA. Em entrevista por e-mail, ele comentou a viabilidade dos computadores quânticos. Leia os principais trechos. (BRUNO GARATTONI)

Folha - No futuro, será possível fabricar versões quânticas dos programas atuais, como editores de texto?
Daniel Gottesman -
A maioria dos algoritmos quânticos atuais serve para resolver problemas matemáticos, mas é claro que alguns deles também poderiam ser usados em aplicações comerciais. O algoritmo desenvolvido por Grover poderia acelerar bastante o comando "localizar" presente em um editor de texto quântico, por exemplo.

Folha - Quantos anos os computadores quânticos vão levar até se tornarem economicamente viáveis?
Gottesman -
Em cinco ou dez anos, poderá haver sistemas de criptografia quântica disponíveis comercialmente. Computadores quânticos de grande escala deverão demorar mais, talvez 20 ou 30 anos. Se eles forem muito caros, existirão apenas em centros de supercomputação. Se forem muito baratos, talvez todo PC traga um co-processador quântico para acelerar alguns cálculos. Hoje, há tantas propostas diferentes para a construção de um computador quântico que é difícil saber qual delas vencerá a longo prazo.


Texto Anterior: Empresas investem na nova tecnologia
Próximo Texto: 110 sites selecionados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.