São Paulo, Quarta-feira, 28 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MACWORLD

iBook tem antena para criar rede sem fio

do enviado especial a Nova York

Steve Jobs deu mais um clique em seu iBook, que estava comportadinho sobre a mesa, na palestra inaugural da MacWorld, e apareceu uma nova imagem no telão.
Como quem não quisesse nada, o presidente interino da Apple continuou falando sobre a rapidez e o design do portátil, enquanto tirava a máquina da mesa e saía com ela pelo palco.
Aí, outro clique, e voilà!, surge no telão uma página da Internet. Sem fio. Aplausos mil, que ficam ainda mais fortes quando, à moda dos mágicos, Jobs passa o iBook que usava por dentro de um aro colorido (néon verde-limão).
A mágica eram as duas antenas embutidas no corpo do iBook, ao lado da tela (onde ficariam as orelhas, se ele fosse um bichinho). Elas recebem sinal de rádio em alta velocidade (11 Mbps) de uma estação que, esta sim, fica ligada à rede telefônica. Jobs afirmou ser esse o primeiro micro cuja concepção já incluiu o sistema de rádio.
Para que as antenas funcionem, são necessários uma placa controladora e um cartãozinho do tamanho de um cartão de crédito, instalado em um conector que fica sob o teclado do notebook.
É um sistema semelhante ao dos telefones sem fio, que têm uma base ligada à rede telefônica e o aparelho que pode ser levado pela casa. A estação AirPort pode mandar sinais para até dez iBooks que estejam a até 50 metros da base -ou seja, permite criar pequenas redes sem fio em escolas ou escritórios.
Nada disso está incluído no preço. A estação vai custar nos Estados Unidos US$ 299; cada cartão sai por US$ 99. Quem não precisa disso também pode usar o portátil para acessar a Internet -ele vem com um modem de 56 Kbps e também saída para conexão a redes padrão Ethernet (disponíveis em empresas, por exemplo).
É uma máquina rápida: seu processador PowerPC G3 funciona a 300 MHz. Vem com 32 Mbytes de memória RAM, que pode chegar a 160 Mbytes. O disco rígido tem 3,2 Gbytes, e seu CD-ROM é de 24X.
Para completar, a bateria permite, segundo a Apple, seis horas de uso ininterrupto. (RL)


Texto Anterior: Estética do iMac domina
Próximo Texto: Livro eletrônico guarda uma pequena biblioteca
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.