São Paulo, Quarta-feira, 28 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AOL X MICROSOFT

Soft de comunicação é novo palco de guerra

MARIJÔ ZILVETI
da Reportagem Local

A gigante do software e a gigante da Internet estão às turras.
O pomo da discórdia é o "MSN Messenger", um programa de comunicação na Internet anunciado pela Microsoft na semana passada.
Concorrente do "AIM" e do "ICQ", ambos da America Online, ele também abria a possibilidade de seu usuário acessar internautas que estivessem conversando pelo "AIM".
Para a America Online, "foi uma tentativa séria de invasão de privacidade, envolvendo questões de segurança", afirmou a porta-voz da empresa Ann Brackbill. E a America Online bloqueou imediatamente qualquer possibilidade de comunicação com o "MSN Messenger". Na noite da última sexta-feira, a Microsoft já tinha uma nova versão que permitia conversar com o "AIM".
A Microsoft não vê a "invasão" com esses olhos. "Lamentamos a atitude, mas seguimos firmes no propósito de propiciar a experiência de interoperabilidade demandada pelos usuários", disse Thomas Viertler, da Microsoft Brasil.
Os programas de comunicação instantânea são um enorme sucesso na Internet. Funcionam como um pager, avisando o internauta que seu interlocutor está on line, e permitem a criação de bate-papos fechados.
A America Online é a dona desse segmento do mercado. Tem o seu "AIM", que já conta com 25 milhões de usuários cadastrados. E comprou no ano passado o "ICQ", programa criado pela israelense Mirabilis, que conquistou mais de 35 milhões de registros na Internet.
A Microsoft não tinha presença nesse segmento. Aproveita a base de 40 milhões de assinantes do serviço de e-mail gratuito Hotmail para trazê-los ao seu programa de comunicação. Isso porque o "MSN Messenger" exige do internauta uma conta no Hotmail.
O programa lembra um pouco o "AIM". Permite abrir uma janela e convidar mais de uma pessoa para as mensagens rápidas e também abrir para bate-papo. Também toma emprestados alguns recursos do "ICQ".
Se o usuário quiser estender os recursos, pode ir direto para o "NetMeeting", programa de conferência que faz parte do pacote "Explorer".
Também pode mandar e-mail, desde que esteja cadastrado em sua conta de Hotmail. O programa, como os principais concorrentes, é gratuito e pode ser obtido em poucos minutos nos sites da Microsoft e da MSN.
Tem versões em francês, alemão e japonês, e a subsidiária brasileira promete para outubro o produto em português, junto com a chegada do serviço Hotmail.



Texto Anterior: PC e Pixel
Próximo Texto: Chegam mais opções de acesso de alta velocidade à Internet
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.