São Paulo, Quarta-feira, 28 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SERVIÇO

Chegam mais opções de acesso de alta velocidade à Internet

ADRIANA LUTFI
da Reportagem Local

Quem foi à Fenasoft pôde ver de perto um acesso à Internet bem mais rápido do que a forma convencional, feita por telefone.
A TVA apresentou o @Jato. Funciona por meio do cabo da TV por assinatura e tem uma velocidade média de 256 Kbps. O acesso pode ser até cem vezes mais rápido que um modem comum. Fora da feira, a Globocabo anunciou o Virtua, programa de acesso que usa os cabos da Net. O serviço promete virar realidade no final de setembro.
Além do cabo, outras tecnologias de acesso rápido estão aparecendo no Brasil. Uma delas é a ISDN -que também chamou atenção na feira no estande do provedor Dialdata.
A sigla, em inglês, significa Rede Digital de Serviços Integrados (RDSI), ou seja, o usuário utiliza uma única linha telefônica para fax, Internet, telefone e outros serviços ao mesmo tempo.
A ISDN já existe em São Paulo, via Dialdata, com a aprovação da Telefônica. No Rio, o provedor RJNet está pronto para dar acesso via ISDN. Só falta a Telemar aprovar.
A conexão sem fio também promete virar realidade. Ela já acontece em Aracaju com os usuários do provedor NetDados. O acesso é ininterrupto, bastando ligar o computador para entrar na Internet. A conexão, conhecida como WLL (Wireless Local Loop), é por ondas de rádio. O operador PSINet prepara seus provedores -STINet, Horizontes e Openlink- para o acesso sem fio.
Na Bahia, o acesso ADSL (sigla em inglês para Linha Assimétrica Digital de Assinantes) está em teste. O sistema explora recursos da linha telefônica, e a velocidade chega a 7 Mbps (para download).


Texto Anterior: AOL X Microsoft: Soft de comunicação é novo palco de guerra
Próximo Texto: Prós e contras dos serviços
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.