São Paulo, Quarta-feira, 28 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVALIAÇÃO

Sistema de som é destaque em computador

ARMANDO FORTUNA
especial para a Folha

O Blaster Pro Superstation é um computador com características que o tornam adequado tanto para uso doméstico quanto para servidor de arquivos de uma pequena empresa. O processador Pentium III, de 450 MHz, e a memória de 64 Mbytes tornam o Blaster Pro capaz de executar os programas mais atuais com boa velocidade. O monitor é de 17 polegadas, um tamanho confortável para aplicações gerais. O design segue a linha de outros micros da série Blaster, com monitor e CPU na cor bege e uma tampa de plástico preto cobrindo as unidades de CD-ROM (48X) e disquete.
O sistema de som é composto por uma placa SoundBlaster Live!. O sistema acústico PCWorks, composto por um subwoofer e duas caixas auxiliares, fornece som de ótima qualidade.
De acordo com o manual da placa-mãe, a frequência máxima para o processador é 450 MHz, o que limita a expansão do sistema para um processador de maior velocidade, como 500 ou 550 MHz. A máxima expansão de memória, 384 Mbytes com SIMMs de 128 Mbytes, é plenamente suficiente para aplicações gerais.

Instalação
A instalação do Blaster Pro ocorreu sem problemas. O manual do usuário indica como fazer as conexões necessárias. O sistema "Windows 98" e todos os programas adaptadores (drivers) vieram instalados.
A documentação traz manual do usuário, manual resumido das placas de vídeo e manuais do monitor, sistema de som e modem. A maioria está em português.
CDs com diversos programas acompanham o Blaster Pro. Trata-se de uma máquina equilibrada tanto no hardware quanto no software. Seu preço para o usuário final está compatível com o de outras máquinas no mercado.
Em processamento, memória e espaço em disco, o Blaster Pro provê uma boa plataforma computacional para aplicações gerais. O software incluído permite ao usuário iniciante tirar bom proveito de seu novo computador.
O destaque do Blaster Pro fica por conta do sistema de som PCWorks, com uma qualidade de som bem acima da média.
A aceleração 3D oferecida pelo chipset Voodoo2 permite um desempenho adequado em muitos programas. Com a crescente demanda por processamento gráfico 3D, principalmente em jogos, pode ser interessante a substituição da Voodoo2 por uma placa 3D que possa ser diretamente conectada na saída AGP, que é mais rápida que a PCI. Uma única placa dessas pode substituir as duas placas de vídeo do Blaster Pro.


Armando Fortuna é PhD em ciências da computação pela Universidade de Manchester, Inglaterra. Trabalha com computação paralela no Depto. de Ciências de Computação e Estatística da USP/São Carlos.
E-mail: fortuna@icmc.sc.usp.br


Texto Anterior: Prós e contras dos serviços
Próximo Texto: Entenda o uso da aceleração 3D
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.