São Paulo, Quarta-feira, 28 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda o uso da aceleração 3D

especial para a Folha

Nem sempre é clara a razão pela qual precisamos de placas aceleradoras 3D, já que as imagens no computador, mesmo aquelas obtidas a partir de objetos 3D, possuem apenas duas dimensões.
Com o aumento da capacidade de processamento e de memória dos computadores, programas de CAD e, especialmente, jogos têm se esforçado para deixar as imagens na tela com a aparência mais real possível. Há títulos em que o cenário é bastante semelhante ao que se espera no mundo real, com objetos cheios de textura. Ou seja, imagens são colocadas sobre eles para representar a superfície de materiais como madeira ou metal, por exemplo.
No momento da construção da imagem na tela, é preciso levar em conta a posição do observador em relação ao objeto para saber como ele é visto (perspectiva, iluminação). Ou se o mesmo está com um pedaço "fora" da tela.
Além disso, sempre que o observador muda sua posição em relação aos objetos, deve-se recalcular cada ponto da imagem considerando os efeitos que as mudanças do ângulo de visão do observador têm sobre como os objetos são vistos.
Portanto, essas imagens são, na verdade, complexo resultado de vários fatores que devem ser apropriadamente combinados para que elas tenham uma aparência real.
Todas essas análises envolvem uma grande quantidade de cálculos que, antes do surgimento das placas com aceleração 3D, eram feitos apenas pelo processador do micro. As placas 3D tiraram do processador boa parte desses cálculos, pois são elas que fazem, de forma até mais eficiente que o próprio processador, muitas das operações necessárias para desenhar a imagem na tela. Elas aceleram o desenho da imagem tridimensional, daí o nome de aceleradores 3D. Exemplos de placas aceleradoras são as baseadas nos chips Voodoo2 e Riva TNT.


Texto Anterior: Avaliação - Armando Fortuna: Sistema de som é destaque em computador
Próximo Texto: Direitos autorais: Universal aposta no MP3
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.