São Paulo, quarta-feira, 28 de outubro de 2009

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Vírus e spam afastam usuários de suas contas

DA REPORTAGEM LOCAL

Se você usa um provedor de e-mail não muito eficiente, é bem provável que se depare com mensagens indesejadas a cada vez que abre sua caixa de entrada. Promoções, pedidos de ajuda financeira e comoventes correntes que buscam crianças desaparecidas são apenas alguns dos exemplos.
Há especialistas que dizem que a quantidade de mensagens indesejadas é responsável por afastar usuários do e-mail -eles acabam optando pela praticidade e pela rapidez das redes sociais.
"O e-mail morreu para um grupo de usuários. Para a geração mais nova, por exemplo", analisa Kevin Marks, engenheiro do Google. "Eles enxergam [o e-mail] como uma coisa barulhenta, repleta de spam, que os incomoda todos os dias. Eles veem o e-mail como uma forma de falar com a universidade, o banco", disse durante o Future of Web Apps, evento de tecnologia que ocorre nos EUA.
Para ele, tecnologias como OpenID -sistema de identificação única para vários serviços- tendem a mostrar que as identidades on-line serão mais definidoras do que os endereços de e-mail.

Ataques
Nos últimos meses, grandes serviços de e-mail como Hotmail e Gmail têm sido vítimas de ataques de phising. O termo é usado para caracterizar a prática de usar endereços falsos para tentar fazer com que as pessoas revelem informações importantes, como seus dados bancários.
Segundo relatório da companhia MarkMonitor, os ataques de phishing estão em alta e têm tido como alvos sites de pagamento e redes sociais.
Para evitar problemas, especialistas recomendam que os usuários mantenham sistemas antivírus atualizados e criem senhas fortes que devem ser trocadas periodicamente. (DA)


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