São Paulo, quarta-feira, 28 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Concorrentes investem na diversificação

DA REPORTAGEM LOCAL

Tirar o Skype do trono não é o sonho apenas dos criadores do Project Gizmo. Os principais portais da internet já lançaram comunicadores capazes de fazer ligações on-line e prometem investir pesado para ganhar mercado.
Os gratuitos Google Talk (talk.google.com), Yahoo! Messenger (messenger.yahoo.com) e MSN Messenger (www.imagine-msn.com/messenger), entretanto, têm dificuldades para cativar uma parcela mais ampla do total de usuários de telefone virtual.
O comunicador da Microsoft, que lidera com folga a audiência de mensageiros instantâneos no Brasil, prepara uma nova versão, que tem como atrativos as melhorias nas chamadas telefônicas e nas videoconferências, além de outros recursos. Já os outros dois programas usam a compatibilidade como arma. O Talk tem funções combinadas com o serviço de correio eletrônico do Google, o Gmail (www.gmail.com), e o Yahoo! Messenger é integrado a vários serviços do portal, como a rede social 360.
Além disso, a compatibilidade com o padrão SIP em breve devem fazer parte das listas de funções dos dois programas.

Barba, cabelo e bigode
Depois de popularizar as ligações telefônicas via internet, a próxima meta do Skype e dos seus concorrentes é fazer com que as videoconferências caiam no gosto do público.
Desde a sua última versão, lançada neste mês, o líder já oferece essa função, mas a novidade não é inédita. O MSN Messenger já dispõe desse recurso há um bom tempo e a Sony já lançou, sem muito sucesso, o IVE (sony.glowpoint.com), que tem o papo por vídeo como destaque.
Até a Apple, que lança moda com facilidade, não colheu bons resultados com o conjunto formado pelo soft iChat e pela câmera digital iSight (www.apple.com/ichat).
As principais explicações para a dificuldade de transformar a videoconferência em mais uma mania da internet são a lentidão das conexões e a baixa qualidade dos vídeos transmitidos. (JB)


Texto Anterior: Comunicação: Software de telefonia visa superar Skype
Próximo Texto: MSN Messenger lança versão de teste com pastas compartilhadas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.