São Paulo, quarta-feira, 29 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEFONIA

Aumentam opções de Internet no celular

HENRIQUE MARTIN
enviado especial a Belo Horizonte

Imagine passar pela frente de um supermercado e ouvir o celular tocando: ao atender, não é um telefonema, mas um anúncio de oferta de sabonetes na tela do telefone. Cenas como essa não estão tão distantes -novos serviços como fornecimento de notícias, navegação na Web e recebimento de e-mails e até de propaganda já começam a ser usados e testados aqui no Brasil.
As empresas de telefonia disputam cada passo nesse campo. Em Belo Horizonte, a Telemig Celular está instalando uma rede de transmissores WAP (Wireless Application Protocol -protocolo de aplicações sem fio, que faz a ligação entre Internet e celular).
Assim que a venda dos aparelhos específicos para uso da Internet no celular for liberada (por enquanto, a Agência Nacional de Telecomunicações só autorizou os testes), os usuários poderão navegar em sites de qualquer lugar. A Telemig Celular anunciou o serviço na semana passada.
A empresa de telefonia está investindo R$ 10 milhões no projeto, feito em parceria com a Ericsson (que forneceu a plataforma para integração com a Internet), com a Nortel Networks (forneceu a infra-estrutura necessária para a transmissão de dados por meio do celular) e com a Nokia, fabricante dos aparelhos específicos para uso com a Internet.
O aparelho Nokia 7160, que segundo a Telemig Celular vai custar cerca de R$ 700, permite navegar com um rolete que funciona como mouse e com dois botões.
A Telemig Celular espera ter até o final do ano em torno de 70 mil usuários utilizando o aparelho celular com Internet -no Estado de Minas, a empresa tem 800 mil clientes. Os celulares da Nokia devem estar à venda em junho, e modelos da Ericsson devem estar disponíveis a partir de setembro.
Acordos com bancos e provedores de conteúdo para os sites WAP -que só podem ser entendidos pelos celulares- estão sendo negociados, segundo a empresa de telefonia.
Os usuários dos celulares da Telemig poderão, além de navegar na rede, receber e-mails e enviá-los com a ajuda de computadores do tipo palmtop, comprar produtos, receber notícias (e propaganda) e até se localizar na cidade com mapas digitais.
Com o desenvolvimento do conteúdo específico, o internauta celular poderá comparar, por exemplo, o preço da gasolina em diversos postos de um bairro.
Em São Paulo, navegar na rede com os celulares ainda não é possível, mas já é realidade o uso de serviços bancários (leia texto nesta página) e recebimento de e-mails e de notícias.
A Folha Online, serviço de notícias on line da Folha, lançou, em parceria com o Universo Online, na sexta-feira passada, o primeiro noticiário em português para Internet móvel.
O serviço, aberto e gratuito, pode ser obtido desde que o usuário tenha aparelho habilitado (www.folhawap.com.br).
As notícias, produzidas pela Folha Online, serão fornecidas 24 horas por dia. Entre os dados que poderão ser vistos no celular estão previsão do tempo, condições do trânsito, aeroportos, loterias, resultados de esportes e dados sobre o mercado financeiro. As informações também estarão disponíveis em inglês e espanhol.
Anteontem foram lançados dois sites relacionados à Internet móvel: www.gowap.com.br, que é um site de buscas, e www.internetnamao.com.br, com serviços personalizados.


O jornalista Henrique Martin viajou a convite da Telemig Celular.

Texto Anterior: Sucessor do "Windows" vaza na rede
Próximo Texto: Terceira geração está chegando
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.