São Paulo, quarta-feira, 29 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RESISTÊNCIA.MP3

Acesso rápido permite o download de discografias completas, mas redes apresentam menor variedade

Softs dividem a preferência dos usuários

DA REPORTAGEM LOCAL

Conseguir música na internet já foi uma tarefa mais simples. Praticamente todos os usuários estavam concentrados em torno de um só programa e não havia ameaças à segurança dos micros.
Hoje, a situação é diferente. A audiência está fragmentada e, no meio das músicas e dos vídeos, circulam programas espiões. O cenário atual, porém, traz possibilidades antes difíceis de serem imaginadas, como baixar um só arquivo com todas as músicas da discografia dos Beatles ou dos Ramones.
Levando em conta os principais programas de troca da atualidade, também é possível notar uma maior oportunidade de escolha. Quem tem acesso rápido à internet é beneficiado, mas quem ainda possui conexão discada também pode copiar músicas.
As redes de troca mais populares dos últimos três anos são a eDonkey e a BitTorrent. Ambas são indicadas apenas para quem usa conexão com banda larga, pois têm como características o tráfego de arquivos grandes e a exigência de velocidade no envio e no recebimento de dados. Como vantagens, tanto a eDonkey quanto a BitTorrent trazem a mesma promessa: a grande quantidade de conteúdo.
O mais comum nessas duas redes é, ao procurar por um artista, encontrar coleções completas de músicas compactadas em um só arquivo .RAR ou .ZIP. O preço a ser pago por tamanha facilidade é a demora nos downloads, que dependem diretamente do número de usuários que compartilham o mesmo conteúdo.
Esse fator também exerce uma filtragem involuntária do material disponível. Baixar músicas de artistas pouco conhecidos ou que estão fora de moda demora muito mais do que fazer o download de um disco recém-lançado.

Discada
Quem quer baixar apenas uma música deve tentar os programas que acessam as redes FastTrack (Kazaa), Gnutella (Shareaza) e Soulseek. Com elas, ao procurar por um artista, é exibida uma lista com os arquivos das músicas disponíveis para download individual. Dessa forma, até quem possui conexão discada consegue copiar canções. O tamanho médio de uma música em MP3, com qualidade sonora de CD, fica entre 3 Mbytes e 6 Mbytes.

Todos os sabores
Outra tendência atual no mundo dos softs de troca é a personalização dos programas. Existem dezenas de opções para acesso à rede BitTorrent e versões melhoradas do Kazaa e do eMule.
Em geral, as maiores vantagens oferecidas pelos softs alternativos, também chamados de mods, são a remoção de programas espiões presentes nas versões originais e a adição de funções e de acessórios.
Alguns exemplos são o eMule Morph, o eMule LSD e o Kazaa Lite Resurrection. Para conhecer outras opções, visite o site www.filesharingplace.com. (JB)

Texto Anterior: Resistência.mp3
Próximo Texto: Copiar áudio de rádios on-line também é opção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.