São Paulo, quarta-feira, 29 de abril de 2009

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Videogames podem ser a nova MTV, afirmam produtores

ERICA NAONE
DA "TECH REVIEW"

Em se tratando de música, sempre houve mais atividades envolvidas do que simplesmente a de ouvir. As pessoas dançam, cantam juntas e, ultimamente, tocam juntas também, por meio de videogames como Dance Dance Revolution, Guitar Hero e Rock Band. Enquanto a venda de CDs diminui e a indústria da música batalha para encontrar novas maneiras de ganhar dinheiro, os games de computador direcionados para música desfrutam agora de grande popularidade -a franquia Rock Band faturou mais em 2008 do que qualquer outro game, segundo o NPD Group, empresa especializada em análise do mercado de games. As vendas do Rock Band também resultaram na venda de música. Em março deste ano, os usuários pagaram por e baixaram mais de 40 milhões de músicas para usá-las com o Rock Band. As bandas que aparecem nos games obtiveram um aumento de vendas, como a Weezer, cujo álbum de estreia de 1994 traz músicas que constam do pacote incluído no jogo.
O Tap Tap Revenge, um game para iPhone no qual os usuários batucam ou balançam o dispositivo no tempo da batida da música, levou milhares de usuários a visitar o iTunes por meio do game a fim de comprar as faixas, diz Bart Decrem, diretor-executivo da Tapulous, empresa dona da marca. A iLike, uma rede de relacionamento centrada na música, lançou o iLike Challenge (desafio iLike), um jogo de perguntas e respostas que pede aos usuários para identificar faixas e competir com amigos a fim de somar pontos.
A interface do jogo facilita a compra de faixas que estão sendo reproduzidas ou a inclusão delas em uma lista de itens que podem ser comprados depois. A iLike também fechou acordos de publicidade com gravadoras, inserindo músicas de certos artistas no jogo como parte de promoções pagas.

Dúvida
Mas, apesar de os criadores de games acreditarem que seu impacto seja positivo na indústria da música, alguns analistas afirmam que a demanda ainda não é suficientemente grande para justificar tal otimismo. Sonal Gandhi, analista da Forrester Research, diz que o impacto dos games sobre a venda de músicas é "minimizado pelo impacto do rádio". A analista afirma que é por meio das rádios que as pessoas ainda descobrem cerca de 60% das músicas novas que compram. Gandhi acrescenta que as taxas de licenciamento obtidas por meio dos games será uma fonte de lucro importante, mas afirma que eles não irão funcionar como o meio principal de promover artistas. Isso não é o que a maioria dos fabricantes acredita. "Os games têm o poder de se tornar a nova MTV, e eu acho que eles já são", disse Ali Partovi, diretor-executivo da iLike.


Tradução de FABIANO FLEURY DE SOUZA CAMPOS


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