São Paulo, quarta-feira, 29 de junho de 2005

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Toques para celular viram mania lucrativa

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma gravação na qual o sueco Daniel Malmedahl, então com 17 anos, imitava o motor de um carro se tornou uma das campainhas para telefones celulares mais lucrativas do mundo: só na Europa, rendeu mais de R$ 40 milhões.
Tamanho sucesso é resultado de uma forte campanha publicitária e do controverso personagem Crazy Frog (sapo louco).
Uma música derivada da mistura de teclados no estilo anos 80 e das incompreensíveis falas de Crazy Frog também faz sucesso.
Batizada de "Crazy Frog Axel F", a campainha está no topo das mais baixadas do site Jamster! (www.jamster.co.uk) e supera bandas como Oasis e Coldplay há mais de quatro semanas.
A campainha do sapo, que também ficou conhecida como "A coisa irritante", é um exemplo de um mercado que gerou US$ 4 bilhões em 2004, segundo a agência de notícias Reuters.
Gravadoras como a Sony BMG e a EMI já estão de olho no sucesso dessa mania e apostam na nova geração de campainhas -são as mastertones, que substituem os toques polifônicos por sons com qualidade de CD.
Em países como Japão e Coréia do Sul, as mastertones já são uma realidade- 200 milhões de toques desse tipo foram vendidos em 2004, de acordo com relatório da Vectis International (www.vectis-intl.com).
No Brasil, vários sites que vendem toques para celulares, como o Ligaki (www.ligaki.com.br), o Toing (www.toing.com.br) e o SeliG (www.selig.com.br), também comemoram o crescimento das vendas. O Ligaki alcançou, na última semana, 3 milhões de campainhas baixadas. (JB)


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