São Paulo, quarta-feira, 29 de julho de 2009

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Microsoft anuncia receita menor e fecha portal de vídeos

DA REDAÇÃO

Na semana em que divulgou uma queda maior que a esperada em sua receita trimestral, a Microsoft anunciou também o encerramento das atividades do Soapbox, seu portal de vídeos concorrente do YouTube.
A empresa disse que os negócios continuaram a ser atingidos por uma fraqueza na demanda global por computadores e servidores.
A Microsoft teve lucro líquido em seu quarto trimestre fiscal (terminado em 30 de junho) de US$ 3,045 bilhões, ou US$ 0,34 por ação, contra US$ 4,297 bilhões, ou US$ 0,46 dólar por ação, um ano antes.
A receita caiu 17%, para US$ 13,1 bilhões, contra previsão média do mercado de US$ 14,48 bilhões.
O faturamento anual recuou 3%, para US$ 58,44 bilhões, mas, nos três últimos meses, entre abril e junho, a queda das vendas atingiu 17%.
Em sites especializados, sobraram piadinhas sobre o fim do Soapbox. O TechCrunch chamou o serviço de "YouTube do homem pobre". Ou, nas palavras do Mashable!: "Espere aí... A Microsoft tinha sua própria versão do YouTube?".
Lançado em 2006 e voltado ao conteúdo postado pelos usuários, o Soapbox fazia parte do portal MSN Video.
Em seu melhor mês, o Soapbox teve 250 milhões de visualizações de vídeos -no YouTube, esse número chega a 1,2 bilhão por dia.
A Microsoft lançou um concurso para eleger um jingle para seu buscador, o Bing. Quem quiser participar deve enviar um vídeo para o canal do site no YouTube (youtube.com/bing), do arquirrival Google.


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