São Paulo, quarta-feira, 29 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cérebro artificial pode ser criado em dez anos, afirma cientista

Projeto científico dispõe de supercomputador com 10 mil processadores

DA BBC BRASIL
DA REDAÇÃO

Um cérebro humano artificial pode ser construído dentro dos próximos dez anos, segundo Henry Markram, um proeminente cientista sul-africano.
"Não é impossível construir um cérebro humano e podemos fazer isso em dez anos", disse Markram, diretor do BBP (Blue Brain Project), à conferência acadêmica global TED (Tecnologia, Entretenimento e Design, na sigla em inglês) em Oxford, na Inglaterra.
O BBP é um projeto científico internacional cujo objetivo é construir uma simulação computadorizada do cérebro de mamíferos. Markram já construiu elementos do cérebro de um camundongo.
O projeto tem um modelo de software de dezenas de milhares de neurônios, cada um deles diferente, que os ajudou a construir, artificialmente, uma coluna neocortical.
"Você precisa de um laptop para fazer todos os cálculos para um neurônio. Portanto você precisa de 10 mil laptops"", afirmou. Em vez disso, a equipe usa um supercomputador com 10 mil processadores.
As simulações já começaram a fornecer pistas sobre o funcionamento do cérebro. Elas podem mostrar ao cérebro uma imagem, como uma flor, e seguir a atividade elétrica da máquina, ou seja, como é feita a representação da imagem.
O objetivo é extrair essa representação e projetá-la, permitindo que os pesquisadores vejam diretamente como o cérebro funciona.
Em outubro, haverá uma versão do TED em São Paulo (www.tedxsaopaulo.com.br).


Texto Anterior: Microsoft anuncia receita menor e fecha portal de vídeos
Próximo Texto: Nos EUA: Apple domina mercado de computadores acima de US$ 1.000
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.