São Paulo, quarta-feira, 29 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fãs de RPGs jogam utilizando e-mails

FERNANDO BADÔ
DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos principais motivos que acabam com um grupo de RPG é a falta de tempo para jogar.
Porém aficionados podem resolver esse problema jogando um play-by-mail, uma versão de RPG na qual os lances são feitos com ajuda de e-mails e que dispensa a presença física dos jogadores nas disputas.
O funcionamento é o mesmo de um RPG convencional. Cada jogador é um personagem e tem de tomar decisões sobre o que fazer. A ação é descrita com detalhes na mensagem, que é enviada a um moderador. Ele recebe as instruções de todos os participantes e as compara. O resultado é enviado para cada participante.
A criatividade dos jogadores define o cenário do jogo, que pode ser ambientado na Idade Média, no Velho Oeste, na Segunda Guerra Mundial, numa cidade contemporânea ou no espaço. Filmes cult, como os da série "Star Wars", também figuram entre os cenários preferidos dos adeptos da modalidade.

Diplomacia
As negociações entre jogadores são destaque do play-by-mail Anel Um (www.anelum.com.br), jogo que tem como cenário a Terra-Média, mundo criado por J.R.R. Tolkien no livro "O Senhor dos Anéis".
O jogo possui 25 nações, sendo dez do bem, dez do mal e cinco neutras, que podem se aliar a qualquer uma das demais. Cada jogador é o líder de uma nação.
Um turno dura 15 dias, justamente para que os jogadores tenham tempo para estudar a próxima jogada. Cada um comanda de oito a 21 personagens, que recebem duas ordens por turno.
"Quando recebemos os e-mails, nosso computador compara as ordens e as envia para os jogadores. Mas você só fica sabendo da sua movimentação", diz João Eduardo Pessoa, um dos sócios do Anel Um.
Aí entra a diplomacia. Jogadores aliados podem trocar informações e combinar estratégias. Há fóruns de discussão de equipes para coordenar jogadas.
Atualmente, o Anel Um tem 14 jogos em andamento. Alguns participantes estão em mais de um jogo. Atualmente, o site tem cerca de cem cadastrados.
Para participar, deve-se preencher uma ficha de inscrição no site do jogo e pagar matrícula de R$ 30 -mais as taxas dos jogos, que estão detalhadas no site.


Texto Anterior: Painkiller é sanguinário
Próximo Texto: Multimídia: Internet permite acesso a vídeo histórico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.