São Paulo, quarta-feira, 29 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

Rede reúne gravações de momentos marcantes na política e no esporte; veja sites e programas para download

Internet permite acesso a vídeo histórico

DA REPORTAGEM LOCAL

A internet serve como porta de entrada para um acervo com vídeos de momentos históricos. Se o seu micro tem o tocador RealPlayer (gratuito; www.real.com), acesse www.realguide.com. Usando o campo de busca desse site, é possível encontrar filmetes que mostram eventos marcantes, como a chegada do homem à Lua.
Outro destino relevante é o CNN Video Almanac (www.cnn.com/resources/video.almanac), com gravações de momentos como o atentado contra o papa João Paulo 2º, em 1981, o confronto na praça da Paz Celestial e a queda do Muro de Berlim, que marcaram a política mundial em 1989. Para quem gosta de política, aliás, o livingroomcandidate.movingimage.us/index.php é bastante atraente: traz coleção com propagandas de TV dos candidatos à Presidência dos EUA entre 1952 e 2004.
Esse site funciona com os tocadores RealPlayer e Windows Media Player (que já vem embutido no PC), mas o acervo da CNN requer a instalação do QuickTime (www.apple.com/quicktime).
Fãs de futebol podem se divertir em fifaworldcup.yahoo.com/02/en/pf/h/cg/index.html, que mostra na íntegra partidas de Copas do Mundo, como Brasil e Itália (em 1970 e em 1982) e Argentina e Inglaterra (em 1986).

Programas
Outra opção para encontrar vídeos históricos é instalar softwares de troca de arquivos. O principal é o BitTorrent, que tem versões compatíveis com Windows, Linux e Mac OS e pode ser obtido em bittorrent.com. Se você usa o Windows, é preferível instalar o BitSpirit (www.bytelinker.com/intl), que é compatível com o BitTorrent e oferece recursos interessantes -permite restringir a largura de banda utilizada, algo crucial para quem usa um provedor que cobra pelo tráfego de dados, e pode ser configurado para desligar automaticamente o PC após um download.
Ambos os programas só funcionam em conjunto com sites, ou seja, não exibem nenhum campo de busca para a procura de vídeos. Você tem de acessar páginas que listam torrents (arquivos especiais que iniciam os downloads dos vídeos propriamente ditos).
Além dos sites search.suprno va.org e yotoshi.com, que são ferramentas de busca dedicadas a torrents, existem páginas especializadas em vídeos de determinados assuntos. No endereço www.f1racingworld.com/f1-torrent, por exemplo, há um acervo sobre automobilismo que inclui eventos clássicos, como a primeira corrida de Michael Schumacher, em 1991. (BG)


Texto Anterior: Fãs de RPGs jogam utilizando e-mails
Próximo Texto: Placa sintoniza TV de alta definição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.