UOL


São Paulo, quarta-feira, 29 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE USP

Destinada a pequenas empresas, LaserJet 1500L produz páginas em cores e tem bom custo-benefício

Impressora laser é rápida e precisa

ANDRÉ CARLOS PONCE DE LEON
ESPECIAL PARA A FOLHA

A HP LaserJet 1500L é uma impressora laser colorida compacta, de baixo custo e com uma boa velocidade de impressão. A máquina apresenta uma boa relação custo-benefício.
As impressões obtidas durante os testes realizados com a impressora foram de boa qualidade. As impressões em preto apresentaram boa resolução. Até textos com fontes pequenas (tamanho 4) ficaram legíveis. As impressões coloridas estavam bem definidas, permitindo inclusive a geração de fotografias com boa qualidade.
O usuário pode ajustar cinco variáveis na janela de propriedades: Finishing, Effects, Paper, Basics, Color -cada uma, por sua vez, com novas subopções. A alternativa Color permite selecionar diversos parâmetros para textos, gráficos e fotografias, além de diferentes opções de cor.

Resolução e rapidez
A máquina tem a tecnologia ImageREt 2400, que permite imprimir em cores com resolução de 2.400 dpi (pontos por polegada). A ImageREt controla precisamente as cores, combinando até quatro tons em um único ponto de impressão e variando a quantidade de tinta em cada área.
Os processos de impressão de um único nível, que são o padrão de outras impressoras laser coloridas, não permitem essa mistura de cores em um único ponto.
A máquina é rápida. O teste de velocidade foi realizado com uma página de teste contendo 3.000 caracteres, espaçamento simples e fonte Arial corpo 11.
Foram impressas, para cada sessão, cinco cópias desse arquivo. A cronometragem do tempo utilizado foi iniciada a partir do momento em que a impressora começou a puxar o papel.
Ao contrário das impressoras jato de tinta, em que a velocidade de impressão divulgada pelo fabricante muitas vezes não coincide com a velocidade real em páginas com grande volume de cobertura, a rapidez prometida pela HP LaserJet 1500L (veja quadro) é confirmada na prática.
Para impressões de dupla face, é necessário virar os papéis manualmente.

Instalação
O processo de instalação é razoavelmente simples, mas precisou ser repetido algumas vezes.
A impressora vem com um tambor de imagens separado. Esse tambor precisa ser encaixado dentro da impressora antes da colocação dos cartuchos de impressão. A impressora utiliza quatro cartuchos: amarelo, magenta, ciano e preto. Os cartuchos são encaixados um por vez dentro da impressora.
A máquina utiliza um interessante mecanismo de carrossel para permitir a inserção de um cartucho por vez. Para a inserção de cada um dos quarto cartuchos é necessário abrir e fechar a cobertura da impressora e apertar um botão para girar o carrossel. Os cartuchos se encaixam suavemente nos seus compartimentos.
É interessante observar que o programa de instalação apresenta janelas e textos em inglês quando a instalação é feita diretamente pelo CD. Mas, quando é utilizada a opção Executar do Windows para fazer a instalação, é possível escolher entre vários idiomas, entre eles o português do Brasil.

Tecnologia
Como o computador e a impressora falam linguagens diferentes, é necessária a utilização de uma interface que traduza os comandos ou funções da linguagem utilizada pelo computador para os comandos correspondentes utilizados pela impressora.
Essa interface é conhecida como PCL (Printer Control Language, ou linguagem de controle da impressora).
Quando a interface PCL é controlada pela própria impressora, a máquina é chamada de PDL-based (Page Description Languages, ou linguagens de descrição de páginas). Impressoras em que a interface PCL é controlada pelo computador são chamadas de host-based.
As impressoras host-based são, em geral, mais baratas do que as PDL-based, mas tendem a ser mais lentas. A HP LaserJet 1500L é host-based.

Recursos
A impressora permite acompanhar, por meio das luzes de estado de suprimentos em seu painel, o estado e o nível de tinta dos cartuchos e do tambor de imagens. Essa opção é útil, pois permite planejar a substituição dos cartuchos antes que eles fiquem vazios.
O fato de não haver um manual impresso representa um grande inconveniente quando o usuário precisa conferir as características do equipamento.
É uma pena também que as impressoras que utilizam entrada USB não incluam um cabo desse tipo. É como vender um relógio digital sem a bateria.
Um outro inconveniente da impressora HP LaserJet 1500L é a pequena quantidade de papéis que podem ser colocados na bandeja -só 125 folhas. Contudo é possível adquirir uma bandeja adicional que permite a colocação de mais 250 folhas. O modelo HP LaserJet 1500 já vem com essa segunda bandeja.

Conclusão
A facilidade de uso, o tamanho reduzido e a possibilidade de utilização em rede tornam a HP LaserJet 1500L uma boa opção para profissionais liberais e pequenas empresas que não precisem de um grande volume de impressão e queiram cópias coloridas. O preço da impressora e de seus cartuchos é compatível com o desempenho oferecido.


André Carlos Ponce de Leon F. de Carvalho é professor do Departamento de Ciências de Computação e Estatística do ICMC-USP e doutor em engenharia eletrônica pela University of Kent at Canterbury (Inglaterra).


Texto Anterior: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Como inserir logomarca em planilha Excel
Próximo Texto: Software: Microsoft apresenta Windows para 2005
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.