São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Padrão aumenta velocidade de discos

ESPECIAL PARA A FOLHA

O progressivo desenvolvimento do poder computacional dos processadores tem exigido que os outros elementos do sistema também possam operar com velocidades maiores, sob pena de uma redução drástica do máximo desempenho possível.
Novas tecnologias de memória, como a Rambus, prometem manter o subsistema processador/memória balanceado.
Quanto aos dispositivos periféricos, o desafio é a manutenção de taxas de transferência elevadas no barramento para acessos a discos rígidos e adaptadores de rede.
Nesse sentido, o padrão de barramento PCI teve suas características aprimoradas recentemente. O PCIX pode transferir dados de 64 bits com velocidades de clock de até 133 MHz.
A necessidade de padrões de interface mais rápidos para os discos rígidos é motivada pelo crescente aumento de velocidade desses dispositivos.
Tem sido possível construir discos mais rápidos graças ao aumento da densidade de armazenamento da informação e ao aumento da velocidade de rotação dos discos.

Mais velocidade
A velocidade de transferência de dados tem dobrado a cada dois anos. Operando a 160 Mbytes/s, o padrão SCSI Ultra 160 é cerca de 240% mais rápido que o Ultra DMA/66.
O padrão SCSI Ultra 160 é uma implementação do padrão SCSI Ultra3, definido em meados de 1998. Com ele, até 15 dispositivos podem ser conectados em uma mesma placa controladora, contra a possibilidade de conexão de somente sete dispositivos nos padrões SCSI anteriores.
Independentemente disso, o padrão SCSI tem como vantagem possibilitar a utilização de cabos de grande comprimento (com até 12 metros), permitindo o uso de gabinetes separados para a instalação de grandes conjuntos de discos.
Esse tipo de instalação é bastante comum em grandes servidores corporativos e servidores de Internet, além de ser também comum em sistemas que fazem simulação de fenômenos físicos e trabalham com grande quantidade de dados.



Texto Anterior: Teste USP: Micro é indicado para uso em empresas
Próximo Texto: Diversão: Vingança é tema de jogo medieval
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.