São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mundo on-line ajuda a preservar memórias

FOLHA - As interações pela internet são mais efêmeras do que as ocorridas no mundo real?
RIFIOTIS
- Não necessariamente. Há quem tenha centenas de gigabytes gravados de conversas ocorridas pelos comunicadores instantâneos. Da mesma forma que guardávamos cartas antigas, passamos a guardar e-mails. Cultivamos isso como um acúmulo. O fato de existir um registro, armazenável em bits e em bytes, continua impactando nossos relacionamentos off-line.

FOLHA - Há uma tendência em usar a rede para documentar memórias?
RIFIOTIS
- A internet não só potencializa outros tipos de relacionamentos como também permite registrá-los em comunidades ou por meio de outros dispositivos. Antes disso, as conversas se perdiam com mais facilidade. Agora, você pode salvá-las, relê-las e fazer com que continuem atuando sobre as relações que se mantêm no mundo real. São coisas novas para jogar com nossas experiências. Estamos em um momento de reavaliar a imagem e as configurações da sociedade contemporânea.


Texto Anterior: Reportagem de capa: Redes globais dão origem a guetos locais
Próximo Texto: Pais e filhos: Redes são ímãs de adolescentes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.