São Paulo, Quarta-feira, 29 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERGUNTAS E RESPOSTAS PARA O BUG

das agências internacionais

O bug do ano 2000 gerou diversos livros, artigos em revistas e jornais e até mesmo filmes. Enriqueceu consultores e programadores de computador. O Departamento de Comércio dos Estados Unidos estima que o governo e as empresas do país vão gastar mais de US$ 100 bilhões até o ano 2001 para tratar do problema.
Veja algumas dicas do que você pode fazer em relação a ele.

Pergunta - O que é o bug do milênio?
Resposta -
É o nome que se dá aos problemas que os computadores podem sofrer devido à antiga prática de usar apenas dois dígitos para representar o ano.
Os programadores adotaram essa técnica décadas atrás para economizar memória, que era cara naquela época. No final deste ano, 99 vai virar 00, assim como um odômetro de automóvel atinge o seu limite de quilômetros.
Se não forem corrigidos, os computadores podem interpretar 00 como 1900 no novo ano, desorientando sistemas que dirigem redes de energia, controlam sinais de trânsito e desempenham outras tarefas cruciais.

Pergunta - O que está sendo feito a respeito?
Resposta -
Ao longo de diversos anos, os programadores examinaram trilhões de linhas de código de computador, procurando por referências de data e consertando os códigos. A despeito de todo o tempo e dinheiro a ele dedicados, os especialistas em bug do milênio não esperam que o trabalho possa ser concluído em tempo.
Assim, para sistemas menos críticos, governos e empresas adotaram sistemas alternativos para realizar as mesmas tarefas e prepararam planos para circunstâncias inesperadas, caso alguma referência tenha sido desconsiderada.
Com esses planos de contingência em vigor, é improvável que aconteçam perturbações em larga escala, apenas problemas esporádicos.

Pergunta - Quem não usa computadores deve se preocupar?
Resposta -
Sim. Videocassetes de modelos mais antigos, por exemplo, podem ignorar as instruções para gravar seus programas prediletos. Cafeteiras e fornos de microondas têm chips, e o ideal é verificar com o fabricante se eles poderiam se "incomodar" com a data.
O maior problema é que um defeito em um computador de outro lugar pode fazer com que você receba uma conta cobrando por todo o fornecimento de um serviço ao longo do século 20, sob a suposição de que seu último pagamento aconteceu em 1900.
Empresas de infra-estrutura, bancos, administradoras de cartões de crédito, operadoras de telefonia e aviões dependem pesadamente de computadores.

Pergunta - É melhor cancelar as minhas viagens e sacar todo o meu dinheiro no banco?
Resposta -
Isso seria uma boa idéia se as empresas privadas não tivessem agido para enfrentar o problema. Mas funcionários do governo estão convictos de que os principais sistemas de computação foram consertados e interpretarão corretamente o ano. Guardar todo o seu dinheiro embaixo do colchão poderia causar problemas de escassez não relacionados ao bug do milênio, bem como deixá-lo mais vulnerável ao crime.
Especialistas em bug do milênio aconselham que você esteja preparado para pequenos problemas, com precauções semelhantes às que você adotaria em caso de uma tempestade de inverno ou furacão iminente.
Se estiver pensando em viajar para o exterior, seria melhor verificar o site do Departamento do Estado (EUA), em http://travel.state.gov/y2kca.html.
Alguns países estrangeiros estão menos preparados para o problema do que os Estados Unidos.

Pergunta - O que posso fazer para ajudar?
Resposta -
Esteja preparado para os potenciais problemas e comece cedo. Isso significa garantir que você tenha pilhas novas para rádios e lanternas, bem como estoques de água e alimentos não perecíveis.
Dessa forma, caso haja problema de maior porte, você não sobrecarregará os serviços de emergência com suas necessidades pessoais. Planejando com antecedência, você evitará a escassez e as filas. Mas não há necessidade de reagir exageradamente.
Acumular remédios, comida e outros suprimentos pode causar escassez artificial. Uma outra coisa: tente evitar usar o telefone logo depois da meia-noite para verificar se está funcionando. Se todo mundo fizer a mesma coisa, a rede telefônica pode ficar sobrecarregada.

Pergunta - E se a energia falhar e o caixa automático não me der dinheiro?
Resposta -
Não presuma que o problema tenha sido causado pelo bug do milênio e não presuma que esteja acontecendo em toda parte. Há quedas de energia a toda hora.
As companhias de eletricidade têm sistemas alternativos instalados e podem pedir energia emprestada de empresas vizinhas. Se um caixa automático não funcionar, procure o mais próximo.

Pergunta - Se eu acordar no dia 1º de janeiro e tudo estiver bem, devo presumir que o bug é mais um caso de muito barulho por nada?
Resposta -
Não. Ainda que o mais provável seja que problemas de computador surjam à meia-noite de 31 de dezembro, a ação do bug não está limitada àquele momento ou mesmo àquele final de semana.
Prestem atenção à segunda-feira, 3 de janeiro, o primeiro dia útil de 2000. Alguns problemas podem surgir à medida que as empresas chegam ao seu primeiro ciclo de emissão de faturas.
O dia 29 de fevereiro é outra data-chave. Alguns computadores podem não reconhecer o ano 2000 como um ano bissexto porque os anos terminados em 00 normalmente não o são.

Pergunta - Outro conselho?
Resposta -
Tenha um feliz Ano Novo e mantenha seus planos para o milênio. Não há necessidade de pânico. Os planejadores de resposta ao bug do milênio esperam poder enfrentar qualquer problema, desde que o público se mantenha calmo.


Texto Anterior: Empresas orientam usuários
Próximo Texto: Diálogo com Negroponte: Previsões para o futuro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.